TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Moral E Lei

Monografias: Ética, Moral E Lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 6

1. Etapa 1 – Introdução a Ética.

Os primeiros a usar a palavra ética foram os filósofos gregos. Ela seria uma “compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social da vida”. Seria uma reflexão sobre o valor de ações coletivas e individuais. Sendo assim, não existiria apenas uma ética, mas diversas éticas elaboradas a partir de situações vividas pelo individuo ou por uma sociedade. Ética e moral estão ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam transmitidos por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivíduos de determinada sociedade. Quando uma pessoa desobedece a normas estabelecidas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus próprios interesses, causa um desequilíbrio no bem-estar do grupo. As regras morais foram instituídas para proporcionar segurança aos indivíduos que se submetem a elas, que pode ser modificada com o tempo e o grupo social. A importância da ética está aí. É quando o individuo compreende suas atitudes sociais instituídas em prol da conservação pessoal como da social em que ele vive. É importante ressaltar que um indivíduo pode discordar dos valores morais de sua comunidade. Uma pessoa que tem consciência de seu direito de liberdade pessoal não sentirá confortável em viver limitado com suas aspirações, uma vez admitindo que pensa diferente dos demais individuo, poderá optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser ética por agir com seu próprio jeito de ser.

1. - Desenvolvimento

O administrador que exerce sua profissão observando os preceitos éticos tende a conquistar o lugar e respeito merecido no mercado. Devemos levar em consideração que no exercício de sua atividade profissional, o gestor deve preocupar-se com os princípios de justiça e decência, procurando sempre uma finalidade social superior nos serviços que executa logo o gestor deve ter a clara consciência de seu papel e para que isso aconteça é necessário que o mesmo desempenhe suas funções com atitudes que valorizem a classe.

2. Etapa 2 – Predisposição Ética.

1. O que é ética?

Entende-se por ética, a expressão única do pensamento correto, o julgamento do que é certo ou errado, bom ou ruim. A ética tem como objetivo o estudo do comportamento humano e tem como função a padronização das condutas com fins de minimização dos conflitos que possam advir da convivência em sociedade.

1.1- O que é moral?

Podemos dizer que moral é o conjunto de valores, normas e noções do que é certo ou errado, proibido e permitido,dentro de uma determinada sociedade e cultura.

Para Aristóteles o homem deveria ser correto virtuoso e ético. A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/o-que-etica.htm acessado em 25/03/2012.

1.2- O que é lei?

A palavra lei se refere a limites em várias formas de comportamento. Algumas leis são descritivas: eles simplesmente descrevem como as pessoas ou até mesmo, fenômenos naturais, normalmente devem-se comportar. Outras leis são prescritivas, descrevem como as pessoas deveriam se comportar.

www.essay.org/school/portuguese/oqueelei.doc

1.3- Diferenças e Semelhanças: Ética, moral e lei.

Há dezenas de conceitos de ética, moral e lei. De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. Antônio Raimundo dos Santos diz que Ética é uma ciência (reflexão) que tem por objeto a moral e a lei (referência da ação humana), e pretende aprimorar as atividades realizadoras de si desenvolvidas pelos indivíduos, pela busca do excelente. A excelência de uma ação é julgada em função do conteúdo de justiça a que pode dar oportunidade.Por isso, ética não impõe moral e lei, mas propõe rumos possíveis para o aperfeiçoamento de ambas. Álvaro L. M. Valls assinala que Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta. Ética vem do grego ethos, e tem seu correlato no latim morale, com o mesmo significado: conduta, ou relativo aos costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com