TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cultura é um complexo que inclui conhecimento, arte, crenças, leis, moral, costumes e todos os hábitos e habilidades adquiridos pelo homem

Artigo: A cultura é um complexo que inclui conhecimento, arte, crenças, leis, moral, costumes e todos os hábitos e habilidades adquiridos pelo homem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.770 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

Genericamente, a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem. Não somente por conviver em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.

• Culto x Inculto: Não se pode dizer que alguém é totalmente inculto, pois isso é muito abrangente, como também não se pode julgar os outros, pois todos são cultos naquilo que lhes interessa. É algo subjetivo, no entanto, deve-se ter a base para poder ser culto. No dia-a-dia das sociedades civilizadas, um pessoa culta costuma ser vinculada à aquisição de conhecimentos e práticas de vidas tidas como melhores ou superiores.

• Definições:

-Agricultura: se refere ao cultivo e vincula-se à natureza. É um conhecimento adquirido no dia-a-dia, no estado cívico.

-Ciências Sociais: Iluminismo fez com que vissem além da natureza e se baseassem no homem, na sua história. É definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. A cultura sempre se renovará, porque sempre mudamos de pensamento e ela também depende da área que será classificada, e precisa ser um conhecimento útil, pois senão não adiantará.

-Biologia: A cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

-Filosofia: É explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural.

-Antropologia: É compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

•Cultura x Civilização: A civilização começa a interferir, no Brasil, no período em que processo de colonização ocasionou o etnocídio da cultura dos indígenas que aqui habitavam. A cultura muda em relação ao tempo, lugar e influências. Uma cultura não pode desaparecer por completo, mas pode influenciar ou se transformar em outras. Os tabus também fazem parte da cultura, contudo não é algo construtivo.

Sua principal característica é ser um mecanismo adaptativo, que é a capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, e cumulativo, pois as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos, procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. Todo homem tem capacidade de produzir cultura – essa é uma das capacidades que nos diferencia dos animais irracionais-, mas isso não quer dizer que o fará. Toda geração pensa que sua cultura é a melhor – alguns até tentam impor a sua aos outros -, entretanto não se pode comparar, pois ela vive mudando constantemente. Temos que nos adaptar, porém sem perder a essência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com