TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Administração Amor Sem Escala

Casos: Ética Na Administração Amor Sem Escala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  5.692 Palavras (23 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

A palavra ética vem do grego, éticos que significa caráter, comportamento, lisura, e o seu estudo visa resumidamente, a busca do melhor modo de se viver no cotidiano e na sociedade. O comportamento ético não tem a necessidade de relações com o cumprimento de leis,é possível estar na legalidade e ser antiético, na verdade algumas leis nem todas são escritas sob os conceitos da ética que esta no nível mais fundamental do pensamento.Temos a tendência de atribuir conceitos de ética as nossa atitudes tomadas enquanto o conjunto de qualidades morai compõem a nossa atitude tomada no nosso meio corporativo, enquanto que o conjunto de qualidade morais que compõem chamamos de caráter ,,o grande escritor Oscar Wilde disse que “ certa vez que chamamos ética de um conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém esta olhando chamamos de caráter.”

“Minha opinião é que não é possível ser ético não ter caráter e vice e versa o simples fato de agir de forma diferentes nos campos pessoais e profissionais provocaria a dilaceração de ambos valores , fazendo assim um simples mau caráter,ou antiético como queriam .”

É muito mais fácil ser mau caráter fazer o mau ao invés do bem ,e a gestão empresarial é infestada de tentações .Em diversas situações os envolvidos nessas relações se veem provocados e nem sempre resistem em agir de forma antiética .

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental,

Mais profundamente na Grécia antiga. Estudando sobre os problemas e os fundamentos da moral, o homem é escolhido como objeto de pesquisa para discuti-lo sobre moral e político

Como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viverem humanas, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral e razões para a justiça e a harmonia das condutas. O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando. Conceitos e formas de alusão ao termo ética. Neste quadro investigaremos a partir da obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e de seus pensamentos sobre a ética, a conduta e a moral, visando compor uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil e os valores ético-sociais e o perpassa para um convívio em sociedade sempre se exigiu um comportamento relativo às leis estabelecidas. Ao longo da história, observa-se que as leis variam de acordo com o contexto social, econômico, político e ideológico-religioso de cada época.

A ética Aristotélica na sociedade brasileira atual, diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual, a fim de transparecer as mudanças vistas na ética e na moral em dois momentos da história, chegando a considerar que o conceito de ética, neste âmbito justifica a criação de códigos éticos para a conduta social em prol de uma convivência mais harmônica justa e livre.

Ética empresarial – um bom negócio

O quanto vale representação do nome?Qual seria o valor de perder a credibilidade?

Pronuncias como essas são cada dia mis feita nas grandes organizações. Temos visto um mover de mudanças na mentes dos empreendedores ,ética responsabilidade,sustentabilidade ,balanço social, empresa cidadã são palavras que estão fazendo parte do nosso cotidiano empresarial

Os grandes empresários estão sempre se dedicando em fazer palestras Sodré ética empresarial responsabilidade e sustentabilidade .E o proveito vem com isto?

Muitos podem disser que é tempo perdido ou é empresa querendo se mostrar, mas a mudanças é vista nos funcionários engajados nos negócio, isto reflete muito no progresso da empresa e no produto final. O consumidor realmente vê um valor agregado quando adquirir um produto daquela marca .mas entendemos que apalavra ética quer dizer o estudo dos valores morais e princípios ideais a conduta humana .por isso acreditamos que qualquer empresa que faz um investimento em palestras para que os seus colaboradores se identifique suas maneiras de se portar dentro dos princípios éticos e morais dentro de uma empresa ,é certo que tudo caminhara com progresso .

1 CONCEITO DE ÉTICA

Palavra ética vem do grego Ético, que significa “modo de ser” Trata o. Comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também Chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é do comportamento humano pelo seu valor moral. A ética filosófica reflete os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Percebe-se então que a moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais. No entanto é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o meio e as sociedades, a ética expor reflexões sobre comportamento moral e a conduta de cada individuo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas. Sendo a ética o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mau presente em único ser ou em grupo Está presente em todas as ordens vigentes do mundo, na escola, na política, no esporte, nas profissões, principalmente nos dias atuais.

.

Definição do conceito de ética

Arthur Meucci define e cita como: A ética faz parte de grande filosofia mais especificamente estudo da ação –práxis.Ao lado do estudo sobre o “conhecimento”-como a ciência ou alógica –e do estudo sobre o “valor”seja ele artístico, moral,ou científico- o estudo sobre ação engloba a totalidade do saber da cultura humana .Esta presente no nosso cotidiano o tempo todo ,seja nas decisões familiares políticas ,ou no trabalho por exemplo . Apalavra ética tem origem do termo grego éticos, que significa “bom costume,” “costume superior ‘’ , ou “portador de caráter” .A contribuição mais relevante se deu com o filósofos latinos .Em Roma o termo grego foi traduzido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com