TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Na Sociedade Contemporânea: Problemática Social

Casos: Ética Na Sociedade Contemporânea: Problemática Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Ética na sociedade contemporânea: Problemática Social

A ética (que possibilita uma convivência fraterna entre os homens) e a Sociedade (agrega homens nos diferentes grupos sociais) estão ligadas uma a outra.

O nome ética é dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais e princípios do comportamento humano de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.

A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais do ser humano, a ética se preocupa com o modo e a forma de vida dos homens para manter um bem estar entre as pessoas sem desigualdade, que tem por objetivo de mostrar um caminho para alcançar digamos que uma vida social “tranqüila”.

A ética também tem a visão que cada ser humano tem que ter o bom senso e a consciência de colocar em pratica, para que existam paz e justiça na sociedade, porque não adianta ter códigos de ética se não colocá-las em praticas, que isso vai dos princípios e valores de cada pessoa, visando um bom equilíbrio social, para que não haja desigualdade. Ética não pode ser confundida com moral mesmo tendo uma ligação.

Os problemas éticos estão cada vez mais crescendo, tanto na área de trabalho, como na sociedade, é necessário repensar sobre os valores éticos, que para muitos não são levados a serio, como deveria ser feito. No mundo contemporâneo os valores da ética esta muito banalizada, acredito que pelo mundo capitalista em que estamos vivendo, tem uma grande influencia sobre tudo isso, um dos maiores desafios do homem na sociedade é refletir suas decisões para ter uma atitude correta, que são esquecidos tanto pela competitividade e pelo poder, pois ninguém quer perder pra ninguém e acaba deixando de lado os seus valores, o seu caráter, gerando o individualismo.

A capacidade de distinguir o certo e errado, do que a sociedade define vai haver variações do contexto do meio social. Sendo assim a postura ética que o indivíduo terá perante as pessoas de seu convívio habitual.

Os valores morais não são mais respeitados. Basta parar pra refletir o cenário atualmente que estamos vivendo, tantas injustiças, corrupções, desonestidades, tantos acontecimentos que acabam distorcendo a moralidade do ser humano.

Eu penso que na sociedade contemporânea é importante para o processo educativo com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre seus direitos e deveres com a sociedade.

A ética estabelece um compromisso entre seres humanos, pois utiliza a essência interior, ou seja, utiliza o seu caráter para determinar as suas características. Sendo assim, a ética é construída com base naquilo que é necessário para o homem colocando-o a frente de seus próprios limites morais.

Sua importância na sociedade é reconhecida, apesar de alguns conflitos, a ética auxilia a boa vivência do homem perante a sociedade ajudando este a se comportar de forma correta na relação com outras pessoas e ainda a formular suas próprias idéias fundamentais sem que se corrompa por influencia, tornando-se assim um cidadão de idéias firmadas na moral, nos bons costumes e na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com