TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nas Negociações

Trabalho Universitário: Ética Nas Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  7.195 Palavras (29 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

PG

INTRODUÇÃO

1. NEGOCIAÇÃO

1.2. CONCEITO

1.3. DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

2. NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS

2.1. RELATÓRIO – CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DE UM NEGOCIADOR

3.1 RELATÓRIO RESUMO ETAPA 3

.

4 . PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO

4.1. ÉTICA NAS NEGOCIAÕES

4.2. FILME: O NEGOCIADOR....................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................

INTRODUÇÃO

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO:

O intuído desde trabalho tem o objetivo de apresentar suas variáveis básicas. O poder, a informação e o tempo.

Essas variáveis andam juntas para que uma negociação dê certo. Dentro de uma variável deve se observar algumas características em uma negociação como, por exemplo: poderes pessoais e poderes circunstanciais. Já a variável tempo é um ponto de apoio para projetar o negócio. As decisões precipitadas não servem quanto ha garantia do negócio. A variável informação é a porta para o sucesso. Manter o controle levando em conta o uso de informações para obter melhores resultados na negociação. Existem vários conceitos de negociação, mas o nosso trabalho apresenta conceito de COHEN, H. onde “Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.

RELATÓRIO ETAPA 1

1- NEGOCIAÇÃO

1.2 - CONCEITO

Hoje a comunicação humana vive o seu auge, possibilitado pela evolução dos diversos veículos e mídias de comunicação. Assim, à medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar alguma coisa.

Através da globalização a concorrência entre as organizações aumentou bastante, conseqüentemente, existe a necessidade cada vez maior de profissionais qualificados para fazerem boas negociações. Para ser um bom negociador, é necessário adquirir conhecimento de técnicas e desenvolver habilidades que irão ajudar a alcançar bons resultados no processo de negociar. É exemplos de negociação, conseguir emprego, obter promoção, alugar imóveis, comprar ou vender propriedades, participar de algum investimento, fazer acordos, etc.

Existe varias definições para negociação definir o conceito de negociação;

“Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições.”

De acordo com Junqueira (1995), “Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.” As negociações são fatores naturais em nossas vidas, tanto quanto a divergência de opiniões. Não apenas produtos são vendidos, mas também serviços, contratos, taxas de juros etc. As negociações são processos de comunicação bilaterais que tem como objetivo chegar a uma decisão conjunta, envolvendo comunicação em busca de informações sobre o que está sendo negociado e sobre o outro lado (quem é qual seu interesse, etc.). “Há que se ter criatividade para se tentar encontrar soluções, ter capacidade de avaliar e tomar decisões são aspectos fundamentais.”

Por fim o autor Yann Duzert (2007), “Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provém ser meio superior de realizar algo.”

Nos dias atuais vivemos em uma sociedade em que o hábito de negociação tornou-se algo rotineiro. Para se conseguir um emprego, realizar compras e até mesmo educar nossos filhos a negociação está inserida, pois em cada ação que fazemos, utilizamos essas técnicas a fim de concretizarmos tais feitos. Entender esse processo, onde as duas partes pretendem chegar a um acordo é a forma ideal para obter a compreensão do sucesso e do fracasso que pode vir ocorrer. No entanto para se conquistar um “sim” do outro lado, devemos ouvir e entender as suas expectativas e para isso deve-se elaborar e seguir as etapas de negociação que são o planejamento, preparação, apresentação da proposta, esclarecimento, troca e acordo.

RELATÓRIO ETAPA 2

NEGOCIAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS

Segundo David Berlew (The Positive Negotiation Programa – 1984) – Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir proposta explícita com o objetivo de alcançarem um acordo. Estamos em constante negociação, desde nascimento até o ultimo dia de vida. A negociação está tão presente que até mesmo sem perceber você pode está negociando algo. Isso se reflete em trocas, concessões e barganhas (Barganha ou berganha é o ato de trocar, de forma fraudulenta ou não um objeto por outro). Acredita-se que a negociação depende de muitas teorias, onde pode ser aprendida antes mesmo de dar inicio a uma negociação ou pode ser extremamente óbvia dependendo apenas de práticas e experiências do dia a dia.

No passado o interesse dos negociadores visavam atender as próprias necessidades, sem se preocupar com o outro lado, atualmente é importante satisfazer ambos os lados suprindo assim tanto a necessidade de um quanto do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com