TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nas Organizações

Artigo: Ética Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

Ética

“A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.” (Ethos)

Quando falamos de Responsabilidade social não podemos deixar de levantar as questões de ética. Ética trata de princípios e não de mandamentos, supõe que o homem deva ser justo, não existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A ética é um eterno pensar, refletir, construir.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante os outros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Esta é a questão central da Moral e da Ética. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica

Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.).

Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). (PCN, volume Ética, (1998))

Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. http://www.teias.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=68:a-etica-como-raiz-da-responsabilidade-social&catid=5:qualidadevida&Itemid=8

A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.

A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, reflete sobre a realização das pessoas, todos tem o direito de buscar sua felicidade sem que isso impossibilite o projeto de felicidade do outro.

Esta é a base da Responsabilidade Social, a questão principal é a reflexão das ações das empresas, que são tomadas por pessoas, e suas conseqüências do ponto de vista ético e assumir a responsabilidade.

Para que isso aconteça a Governança Corporativa deverá rever seus valores

A publicação Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas – Passo a Passo, do Instituto Ethos, trata de como a empresa deve ″Encontrar o caminho para a gestão socialmente responsável″

Para aprofundar mais no tema baixe a publicação: http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/responsabilidade_micro_empresas_passo.pdf

Nesta publicação elaborada pelo Instituto Ethos, apresenta ″As Sete diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial″ como sendo uma forma das empresas iniciarem o processo desta nova forma de gestão;

1. Adote valores e trabalhe com transparência

2. Valorize empregados e colaboradores

3. Faça mais pelo meio ambiente

4. Envolva parceiros e fornecedores

5. Proteja clientes e consumidores

6. Promova sua comunidade

7. Comprometa-se com o bem comum

Para eleger valores a empresa deve rever sua missão e visão.

Crie e divulgue uma declaração de missão

A declaração de missão da empresa socialmente responsável vai além do propósito de

"lucrar" ou "ser a melhor". Embora simples, a missão de uma empresa identifica suas metas e aspirações. Deve expressar também seus valores e sua cultura e as estratégias a serem utilizadas. Ao definir a missão de sua empresa, portanto, procure agregar valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e o próprio meio ambiente.

Cabe a cada empresa definir a própria missão

Identifique e declare valores éticos com clareza

Outro guia importante para a condução socialmente responsável dos negócios de sua empresa é a Declaração de Valores Éticos de seu empreendimento. Ela determina a forma pela qual você administrará os negócios. O Laboratório Dr. Pio adotou a seguinte

Declaração de Valores e Princípios Éticos

Integre a missão à visão

Sua declaração será somente um pedaço de papel, a menos que você faça algo para lhe dar vida. Trabalhe com os funcionários para que, sistematicamente, façam um elo entre a declaração de visão e suas tarefas diárias. Considere como a visão se ajusta às descrições de trabalho de sua empresa, às práticas de contratação, ao desenvolvimento de produtos, programas de treinamento e a outros aspectos de seu negócio. Se eles não forem compatíveis com a visão, considere quais seriam as mudanças necessárias a serem feitas com relação à política e programas empresariais e/ou produtos.

Reexamine e revise a declaração periodicamente

Na medida em que sua empresa for se transformando, talvez seja necessário revisar a declaração, de maneira que ela sempre acompanhe suas metas. Considere uma avaliação anual da declaração, da mesma forma que você costuma avaliar o desempenho individual dos funcionários, e verifique se ela ainda corresponde aos valores que direcionam a sua empresa.

Elaborar um Código de Ética/Conduta para a empresa é transformar a sua Visão e Missão em instrumento de realização que orienta as ações de todos na empresa, é um compromisso ético, com a participação de todos os envolvidos.

Para saber como deve ser a sua implantação utilizaremos a publicação ″Formulação e Implantação de Código de Ética″ do Instituto Ethos.

http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/etica_internet.pdf

Código de Ética

O que é um Código de Ética?

“ O código de ética ou de compromisso social é um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações. O código de ética e/ou compromisso social e o comprometimento da alta gestão com sua disseminação e cumprimento são bases de sustentação da empresa socialmente responsável. A formalização dos compromissos éticos da empresa é importante para que ela possa se comunicar de forma consistente com todos os parceiros.Dado o dinamismo do contexto social, é necessário criar mecanismos de atualização do código de ética e promover a participação de todos os envolvidos.” Fonte: Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial – Versão 2000, p. 13.

Podemos notar que no conceito de Código de Ética é considerado como um “instrumento de realização”, que “orienta suas ações”, “um compromisso social”, não é simplesmente um documento burocrático elaborado pela direção da empresa ou por uma consultoria, é um instrumento dinâmico, produzido e vivido pela organização.

Para que isso aconteça é necessário que seja elaborado de forma conjunta, ele deve representar aquilo que a organização acredita como valor e que será vivido por todos da organização em todas as suas relações.

Para que um Código de Ética seja bem-sucedido, sua concepção deve envolver todos os interlocutores com os quais a empresa se relaciona. É essa cumplicidade e transparência que levará os participantes desse processo a contribuir e dar vida às intenções presentes na origem do documento.

Assim, uma real transformação do cenário ético empresarial parte necessariamente do corajoso mergulho nos conceitos, valores e hábitos presentes na cultura de cada empresa. Sem esse processo de autoconhecimento, corre-se o risco de se elaborar uma ferramenta frágil ou inoperante.

Para definir sua ética, sua forma de ser e atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. (Formulação e Implantação de Código de Ética em Empresas – Reflexões e Sugestões é uma publicação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social,)

O Código de Ética deve contemplar a forma como deve ser as diversas relações com seus interlocutores.

RELAÇÕES COM ACIONISTAS – Trata dos conflitos éticos entre diretoria e acionistas

RELAÇÕES COM FUNCIONÁRIOS – Orienta as ações quanto ao recrutamento e seleção, as relações de trabalho, avaliação e promoção, estabelece normas éticas em relação à saúde e à segurança dos trabalhadores, bem como os limites de privacidade e o comportamento das empresas frente às demissões.

RELAÇÕES COM OS CLIENTES – Trata dos dilemas éticos na relação da empresa com seus clientes que é afetada por uma tensão fundamental entre o objetivo da empresa de maximização do lucro; o do cliente é obter o melhor produto ou serviço pelo menor preço. Envolve questões sobre a qualidade do produto, estratégias de propaganda e de comercialização.

RELAÇÕES COM FORNECEDORES – Orienta a relação de natureza ética da empresa com seus fornecedores buscando o equilíbrio de poder entre empresas e fornecedores.

RELAÇÕES COM CONCORRENTES – Trata da relação convivência ética com o concorrente, visando resultados benéficos para todas as partes envolvidas.

RELAÇÕES COM A ESFERA PÚBLICA – Orienta questões relacionadas ao pagamento de impostos e fiscalização por parte de órgãos públicos, o problema de propinas e corrupção, a transparência com que as empresas definem seus critérios de doações para candidatos em campanhas políticas.

RELACIONAMENTO COM O MEIO AMBIENTE – Trata das questões éticas é o comportamento das empresas quanto ao impacto no meio ambiente.

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE – AÇÕES FILANTRÓPICAS – Como é a relação da empresa com a comunidade, a empresa conhece as necessidades da comunidade dos locais e regiões onde está instalada seleciona e desenvolve programas de abrangência social, se relaciona com as instituições comunitárias, organizações não-governamentais, escolas públicas, postos de saúde, voluntariado empresarial, disponibilização de verbas, doação de produtos ou serviços, no sentido de colaborar e, a médio e longo prazo, dar autonomia a essas instituições sociais.

É importante que o Código de Ética não seja uma mera promessa ou um documento publicitário da organização. Trata-se de uma espécie de mapa de valores e princípios, conduzindo a empresa ao cenário de negócios onde existem regras significativas de cidadania, eficiência de gestão, honestidade no uso dos recursos e respeito no tratamento com os seus vários interlocutores.

Para entendermos melhor a teoria vamos analisar as práticas do processo de gestão responsável utilizando os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social.

O primeiro tema a ser abordado trata dos Valores Transparência e Governança

A estrutura do questionário é composta de questões relacionadas aos temas e seus subtemas, as respostas apresentadas são práticas que a empresa desenvolve.

Sempre que analisarmos as questões dos indicadores, relacione com uma empresa que você conheça ou trabalhe e tente responder diante desta realidade.

Valores, Transparência e Governança

O primeiro aspecto que veremos será a questão de Valores, Transparência e Governança. Este é o item inicial, que fundamenta as ações, define os princípios, os valores, as crenças da empresa e a partir deles serão desenvolvidas as ações.

As questões de auto-regulação da conduta busca identificar como a empresa incorpora aos processos de trabalho as questões éticas e como este processo é desenvolvido.

Sub itens

AUTO-REGULAÇÃO DA CONDUTA

• Compromissos Éticos

• Enraizamento na Cultura Organizacional

• Governança Corporativa

RELAÇÕES TRANSPARENTES COM A SOCIEDADE

• Diálogo com as Partes Interessadas (Stakeholders)

• Relações com a Concorrência

• Balanço Social

AUTO-REGULAÇÃO DA CONDUTA

Indicador 1

Compromissos Éticos

Com relação à adoção e abrangência de valores e princípios éticos como a empresa atua?

ESTÁGIO 1 - Os valores da organização existem de maneira informal e estão pouco incorporados aos processos de trabalho e às atitudes/comportamento das pessoas.

ESTÁGIO 2 - Os valores da organização estão documentados e disseminados e incorporados às atitudes/comportamento das pessoas.

ESTÁGIO 3 - A organização possui um código de ética (em português e adaptado ao contexto local, no caso de multinacionais) e orienta e treina com regularidade seus empregados de todos os níveis hierárquicos para sua adoção. Tais ações estão formalmente a cargo de uma pessoa ou área responsável.

ESTÁGIO 4 - O código de ética/conduta da organização prevê a participação de empregados, de parceiros e/ou da comunidade em sua revisão e é submetido a controle e auditoria periódicos.

Os quatro estágios apresentam as possibilidades que a empresa pode ter em relação aos seus valores e como que são tratados. Podemos ver que na primeira alternativa a empresa considera a existência de valores, mas não incorpora na gestão, já nas alternativas seguintes existe uma preocupação crescente de incorporar seus valores na forma de um código de ética.

Qual é o estágio que você indicaria para a empresa escolhida? Em que nível ela se encontra e como poderia melhorar.

O Indicador 2 trata da forma como a empresa dissemina os valores e princípios ético.

ESTÁGIO 1 – A disseminação é esporádica

ESTÁGIO 2 – Existe um processo de disseminação

ESTÁGIO 3 – Valores e princípios são auditados e monitorados

ESTÁGIO 4 – Envolvimento dos parceiros

Em que estágio sua empresa está?

Responda as questões dos Indicadores 3, 4 e 5 e observe as práticas que as empresas podem desenvolver neste processo.

...

Baixar como  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »