TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética No Trabalho

Artigo: Ética No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

Concepções de Personalidade

Passo 1

Autor da Teoria Explicação

Alfred Adler Ele diz que as pessoas com a Fraqueza orgânicas, tentarão compensa-las através desta compensação fraca, torna-se mais forte pela situação que passou e pela experiência adquiria nas dificuldades será mais forte e ágil.

Carls Rorgers.

Para ele o pressuposto de que as pessoas usam sua experiência para se definir. Rogers define uma série de conceitos a partir dos quais delineia teorias da personalidade e modelos de terapia, mudança da personalidade e relações interpessoais.

Friederich Perls

Definiu sua teoria da Gestalt desenvolveu-se como protesto contra a análise atomística vigente no final do século XIX.

Sigmund Freud

Para Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Para ele nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação.

Wilhelm Reich

Reich enfatizou a natureza essencialmente sexual das energias com as quais lidava e descobriu que a bioenergia era bloqueada de forma mais intensa na área pélvica de seus pacientes, ele acreditava que a meta da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual sentia estar bloqueado na maioria dos homens e das mulheres.

Carl Gustav Jung

Para ele a introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo.

Passo 2

Motivação Comportamento Organizacional

Dentro da Motivação o Gestor deve analisar os seus liderados para desenvolver um processo de motivação continuo trazem aos seus colaboradores o empenho, dedicação, amor pelo que faz , trazendo no seu trabalho, qualidade e responsabilidade na execução.

Dentro deste processo o ponto fundamental é o conhecimento organizacional do colaborador, consequentemente melhoria no ambiente organizacional, dentro disto cabe ao gestor estudar o colaborador e analisar o que mais se encaixa em cada um no momento presente.

Manter a equipe motivada é fundamental para o sucesso de qualquer grupo. Motivação, como a própria palavra diz, é Motivo + Ação ou motivo para a ação, o que implica em motivar sempre o individuo para agir. Portanto, antes de qualquer estimulo externo, devemos- como pessoa humana, buscar a nossa própria motivação interna.

Etapa nº 5

Grupos/Equipes e Lideranças.

Vamos ver ao longo desse trabalho, com uma equipe eficiente faz uma empresa de sucesso e como aprendemos a lidar com um grupo e transformá-lo em equipe.

Primeiramente vamos definir o que é um grupo e uma equipe.

GRUPO EQUIPE

Pequena associação de pessoas em prol de um fim comum. Grupo de pessoas juntas, onde todos se esforçam para atingir um único objetivo.

Um trabalho em equipe é essencial para que o resultado seja atingido com eficiência, uma frase muito conhecida ”a união faz a força” mostra que a força dentro de uma organização é fundamentais todos unidos em busca do objetivo.

Ao estudarmos o texto Juan Carlos Lara Cañizares, entendemos por que ocorre o fracasso dentro da organização, em muitos casos os líderes não estão completamente treinados, falta carisma, atenção e motivação, a Liderança é a capacidade desenvolvida pelas pessoas, mas com um bom treinamento. O líder tem que traçar objetivos e de forma bem clara e objetiva passar para seus colaboradores com um relacionamento confiável.

A liderança consiste em planejar e ter um plano para caso ocorra algum erro ou imprevisto no desenrolamento de sua meta estipulada.

Alguns pontos que levam o fracasso na liderança:

• Descontrole com os casos emergenciais;

• Falta de influencia com as outras pessoas;

• Falta de produtividade;

• Desconhecimento sobre o comportamento humano;

• A não resolução de desafios ou problemas;

• Falta de percepção;

• Falta de comunicação;

• Falta de humildade;

Uma ideia, uma ação e uma boa orientação faz a diferença entre o sucesso na implementação de mudanças ou o fracasso da busca da eficiência organizacional.

O trabalho em equipe uma Vantagem Competitiva

A verdade é que nem todas as empresas conseguem trabalhar em equipe, pois transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, e muito difícil devido às diferenças das pessoas, que tem sentimentos únicos, expectativas únicas, sem falar nas crenças, valores e identidade que cada um aprender no decorrer da vida e seus valores pessoais.

Para se formar uma grande equipe é preciso de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos, que tenha carisma, seja humilde, sincero, ser preocupado com o próximo e compreensivo. O líder deve ser um exemplo para poder passar para sua equipe o seu comprometimento com eles, transmitindo energia positiva, amizade, companheirismo e satisfação. É, dessa forma, que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.

O líder não só ensina como também aprende com sua equipe e tem a consciência que também deve a eles suas vitórias, pois toda Organização precisa de um time que tenha boa liderança (ensinar e servir), objetivos, estratégias, bons relacionamentos, motivação e que seja unido.

Também vale ressaltar que as pessoas envolvidas devem resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação e comprometimento, isso deve partir da própria pessoa.

O trabalho em equipe desenvolve nas pessoas o espírito de cooperação é com isso nasce um sentimento de afeto.

Equipes vencedoras são formadas por pessoas que não pensam somente em sua vitória pessoal, mas sim, no todo. Todas unidas e juntas pelas vitorias e sucessos da equipe.

Portanto, para se trabalhar em equipe exige dedicação e persistência, conquistando assim os resultados em conjunto.

Assim, chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais e aprenda a trabalhar em equipe que assim alcançará seu objetivo.

Etapa nº 6

Percepção/Administração/Comunicação.

Passo 1

Percepção

Percepção é um processo através do qual o indivíduo organiza e interpretam suas impressões sensoriais com o objetivo de dar um sentido ao ambiente em que vivem.

Sendo assim, pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de formas diferentes. Isso se dá pelo fato de vários fatores operarem moldando a percepção, podendo estar presentes no observador, no objeto da percepção ou na situação em que se dá a percepção.

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em ideias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos.

As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo, indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldades em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma apurada, sem deformações.

A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.

Existem algumas maneiras de interpretar os estímulos captados pela visão, são eles: Tendência à estrutura pode ser feita de duas maneiras pela semelhança e pelas proximidades, Segregação Figura-Fundo, Pregnância ou Boa- Forma, Constância Perceptiva em relação à visão, convém salientar, a constância de tamanho, de forma e de cor.

Comunicação

Comunicação significa interagir, estabelecer um contato que tem por objetivo transmitir informações, buscar entendimento e compreensão.

Exemplo: Atividade do Professor, o sucesso de sua comunicação dependerá do modo como trabalha os elementos que a constituem.

Conforme a teoria tradicional da comunicação (VANOYE, 2007), estabelece de sete elementos básicos: fonte, responsável pela transmissão da informação, seja pela linguagem verbal (oral e escrita) ou por qualquer outro sistema de códigos, é entendido como sendo emissor, a informação a ser transmitida, que é denominada a mensagem a ser destinada ao receptor, que passa a mensagem para o canal de comunicação, este é responsável pela circulação da mensagem.

A comunicação eficaz é uma ferramenta fundamental para o crescimento pessoal, familiar e da empresa trazendo benefícios que podem ser medidos pelo relacionamento interpessoal, de equipe e na rentabilidade dos processos melhorados.

Para saber se comunicar é preciso estudar o perfil do seu público para que o assunto não se torne desinteressante e fora dos padrões em que cada um está acostumado.

O conceito da arte de Administrar

O conceito da arte de administrar não é somente gerenciar uma equipe, nos tempos atuais as empresas têm priorizado a contratação de pessoas que saibam se comunicar e lidar com pessoas e não está preocupada somente a sua qualificação.

As organizações devem levar mais em conta as opiniões e iniciar diálogos para que continuamente possa melhorar o seu desempenho com o seu público interno e externo.

Atualmente as empresas estão preocupadas com a sua imagem perante a sociedade, pois uma boa imagem pode render dezenas de oportunidades de bons negócios e se mantém uma imagem ruim fica desacreditada perante os seus consumidores, fornecedores e colaboradores trazendo consequências desastrosas para negócios futuros e se direcionando a falência.

A análise dos resultados de uma boa comunicação deve ser uma tarefa constante, pois a mudança empresaria, estão sendo realizadas constantemente.

A partir do momento que a empresa preocupa-se em definir uma média de aceitação passa a policiar-se com as suas ações e com as informações que são disponibilizadas, evitando assim, algo que possa comprometer a sua imagem e o conforto de todos os públicos envolvidos no negócio.

Definição de Eficiência e Eficácia

EFICIENCIA EFICÁCIA

Ação ou virtude de produzir além do que foi estipulado, maior produtividade. Que produz o efeito desejado.

Ser Eficiente é fazer um trabalho perfeito. Ser Eficaz é atingir totalmente um resultado esperado. (Peter F. Drucker 1909-2005)

Ao longo desse período de estudos percebemos em nossa equipe que houve sintonia dentre todos os participantes, no entanto a base da equipe sempre foi a mesma, houve mudança, mas sempre pra melhor!

Vemos alguns pontos positivos em nossa equipe:

• Foram feitas divisões de tarefas e todas cumpridas;

• Todos os questionamentos abordados no grupo foram solucionados com o conceito de todos;

• Na ausência de um integrante, a equipe já estava interada no assunto e soube administrar a situação;

Percebemos também que na segunda etapa dos trabalhos propostos o grupo já estava mais interado e um conhecia alguns pontos positivos e negativos, e o mais importante à comunicação.

Muitas vezes os lideres não sabem desenvolver a comunicação entre as equipes, não se precavendo a situações inesperadas mediante aos problemas no processo da tarefa.

Conclusão: Podemos perceber que a comunicação, liderança e interação, são pontos chaves para o processo de uma equipe dentro da organização. Também a motivação feita da maneira correta consegue com que os funcionários produzam mais e com qualidade.

De acordo com as necessidades crescentes surge necessidade da criação de equipes que tem facilidade de resolver problemas, onde se interagem para concluir com eficiência seus objetivos, assim diminuem tempo nas operações, reduzindo custos e aumentando a produtividade de toda a equipe dentro da empresa.

...

Baixar como  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »