TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética antiga da Grécia

Resenha: Ética antiga da Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Desde os primórdios da filosofia, na Grécia antiga a ética teve e tem uma ligação com a política.

Ética é um conceito ligado ao social, nação ou humanidade. Dentro do conceito da ética, é assim que a filosofia política foi sempre tratada, juntamente com a física e a lógica.

Pode-se dizer também que o conceito de ética esta vinculado ao sentimento dos povos, o seu modo de viver e aos seus costumes e tem evoluído naturalmente no seu conteúdo. As éticas de hoje são totalmente diferentes das ânticas em vários aspectos, um exemplo mais evidente seria a forma de encarar a escravidão. Quanto á política, a dois conceito diferentes que convivem na opinião dos cidadãos e na motivação dos políticos, um é o de que a política, é um empenho na realização do bem comum, do bem da coletividade ao qual se aplica como a um propósito final. É a concepção de Platão e de Aristóteles, dos filósofos gregos e dos retóricos que ensinavam a linguagem eficaz para uma mesma das assembléias e das funções políticas. O outro conceito é o de que a política é a arte e a sabedoria de conquistar e de manter estável o poder , empregando meios como o marketing , controle dos media, o clientelismo, o populismo, e até mesmo a mentira, a violência e a corrupção. Este é o conceito das interpretações de Maquiavel e é o melhor que se enquadra nas concepções das ciências políticas moderna.

Nas relações de conflito a ética e a política sempre tiveram um intensa relação dialética de conflito, na convivência, variando os termos e os temas desse confronto. A mentira política é um dos termos que sempre se ressaltou como uma espécie de agressão mais aceitável aos principio morais. Atualmente, a polemica da mentira e da verdade tem se situado em torno do conceito da razão do Estado, significando projetos e informações que tinham que ser mantidos em segredos nos circulo mais intimo do poder.

A política não lida com verdades cientificas mas sim com versões, cujo estabelecimento é missão da historia.

Por fim, esses conflitos da ética com a política é o de que ambos os conceitos tem tudo a ver com a vida humana, com o Ser do homem em sociedade, na qual este ser recusa todos os tipos de princípios rígidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com