TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética da responsabilidade, ética da convivência ou não ética?

Tese: Ética da responsabilidade, ética da convivência ou não ética?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Ética da responsabilidade, ética da convivência ou antiética?

Quando há duas ou mais pessoas, com idéias diferentes, sempre haverá conflitos. Mas esses conflitos é o que pode solucionar os problemas sociais, pois em meio a um debate, são colocados contras (problemas que deu origem a esse debate) e o prós(solução mais plausível). Mas sempre tem um ou dois que mesmo com uma solução, vão buscar falhas naquilo que foi dito.

Ainda não encontraram uma solução para esse problema de falta de ética de convivência, mas se ouvirmos mais, respirar fundo e buscar compreender aquilo que foi dito. Já é de grande ajuda, ainda que tenhamos alguns deslizes.

Fantasia ética e ética de fato.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado e mesmo que não inclusa em leis princípios que conduzam a uma convivência harmônica na sociedade.

Colocando de maneira pratica se visse alguém em quem confiasse (um amigo) com algo que lhe pertence, sem o seu consentimento como se sentiria?

A questão da moral traz isso à tona, mesmo que não seja ilegal pode ser uma conduta antiética.

Um exemplo recente de distorção ética foi mostrado recentemente no fantástico (Emissora Globo) no dia 18/03/2012 no qual mostrou como é feito um esquema de propina e maquiação de valores de serviços a serem prestados pelas concorrentes em construtoras e prestadoras de serviços. Essa ética de mercado julgada por alguns de ser correta é a que aceitamos com vista grossa e deixamos passar despercebida todos os dias.

A sociedade ainda que em passos largos esta caminhando para maior observação e analise dos acontecimentos,tendo uma visão mais ampla e interrogativa dos fatos que nos cerca diariamente fazendo com que a reflexão do que de fato é certo e o que é errado não seja visto somente com nossa ótica, mas com um olhar de fora para dentro, próximo e conseqüentemente seu.

Os condicionamentos para condutas marginais e os danos resultantes.

Nascemos,crescemos e morremos com o capitalismo. Nossa ética é construída desde nossa infância,então TUDO o que sabemos,conhecemos e vivemos tratando-se do capitalismo,que é a forma que vivemos há muitos anos,não nos assusta. Sabemos que o Capitalismo é quem diverge uma classe da outra,é o que nos torna diferentes perante a sociedade. O ser humano busca conforto e qualidade de vida,e para que isso aconteça,é necessário,uma boa educação,um bom convívio social e familiar,afinal nossa ética e moral é construída ao longo da vida,e o meio em que vivemos tem grande influência sobre isso.

Max Weber diz que ‘’O homem é dominado pela geração de dinheiro, pela aquisição como propósito final da vida." (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, 1904/5, 21).

E o que ele quer nos dizer com isso?! Que a todo momento,todos queremos ter,e ser,e que a busca por uma vida melhor,por um bem estar e por qualidade de vida torna o ser humano,um ser egoísta,e as vezes por pensar apenas em si e no seu bem estar, o ser humano acaba adotando condutas marginais. O que eu quero dizer com isso? Que sabemos o que é certo e o que é errado.Nossa ética pode ter vários porém,mas todas tem o mesmo fundamento,honestidade,verdade e equidade. Mas tratando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com