TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética deontológica

Tese: Ética deontológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Tese  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

A ética deontológica definem deveres, direitos e proibições morais, assim determinando as maneiras permissíveis e obrigatórias de se conduzir numa determinada espaço de trabalho. Requerem a moral em que as pessoas se conduzam baseadas nas consequências de suas ações, procurando e evitando certos tipos de resultados.

Neste trabalho faremos abordagem do codigo deontologico aplicado ao ramo de engenharia em particular engenharia electronico.

2. OBJECTIVO GERAL

O objectivo deste trabalho consiste a apresentar um conjunto de valores, deveres e obrigações constituindo padrões alteados de conduta pessoal e profissional dos engenheiros em foco do ramo de electrónico acreditando um comportamento ético no exercício das suas actividades de forma a corresponder com os objectivos traçados.

3. AS DEFINIÇOES.

3.1 A moral

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas e Segundo Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.

Segundo Jean Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras.

3.2 A ética

A ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do carácter.

A ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. A ética tem por objectivo facilitar a realização das pessoas, que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. A ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

A ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. A ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as acções de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral

3.3 Engenharia

A engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objectivo. Ela é uma profissão que coloca o conhecimento científico ao serviço da sua utilização prática

Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.

A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com