TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: Anhanguera Jacareí - SP

 NOME

MAYTON VINICIUS DA ROCHA SILVA

 RA

9765429971

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: Anhanguera Jacareí - SP

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa.

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução

Vamos apresentar com este trabalho a situação atual da escravidão que existe em pleno século XXI. A escravidão foi inserida no Brasil, logo após o seu descobrimento. No entanto, com o passar o tempo a sociedade foi se unindo contra á escravidão, essa prática passou a ser condenada e cada vez mais repudiada. Mas ainda hoje, quando falamos de escravidão a maioriadas pessoas pensam e veem como algo do passado e que não existe mais, porém não é essa a situação atual, a escravidão pode estar ocorrendo diante de seus olhos, analisaremos neste artigo basicamente a escravidão contemporânea nos dias de hoje, procurando mostrar os direitos dos trabalhores, as principais características do mundo escravo e suas vitimas mais comuns neste século.

Trabalho escravo no século XXI

Historicamente a escravidão consistiu num processo político, econômico e cultural, através do qual um individuo passou a se portar um como dono do outro, assim privando o mesmo da sua liberdade total ou parcial, inicialmente aceita e sem qualquer impedimento legal. Até que chegou a  indgnição do escravismo a pessoa, a trata-la como objeto, um ser sem personalidade, vontade própria ou sem capacidade de reverter á atual situação, assim acabava sendo obrigado a realizar determinadas atividades sem nem um tipo de beneficio.

Porém a lei que aboliu a escravidão em nosso país, que proíbe a possibilidade de uma pessoa exercer propriedade sobre a outra, deu-se origem a escravidão contemporânea, não mais justificada perante a lei no direito de propriedade com a exploração racial, historicamente o escravismo não marcou apenas nosso país, mas no mundo todo. Atualmente o trabalho escravo, para a legislação penal, é caracterizado como aquele que submete determinado individuo a trabalhos forçados ou uma jornada exaustiva, sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, e não mais só pela raça ou cor da pele.

Tais circunstâncias são encontradas principalmente nas propriedades rurais, onde há empresários que para derrubada de matas, preparo do solo, produção de carvão dentre outras atividades em geral agropecuárias exploram mão-de-obra impondo aos trabalhadores condições  de escravidão e outras nas quais os obrigam a trabalhar em regime que caracteriza trabalho escravo. Vale lembra que apesar da escravidão rural se destarcar atualmente, práticada de escravidão vem crescendo também no trabalho forçado infantil, inclusive em trabalhos domésticos, e no emprego de imigrantes ilegais. Uma das soluções para a extinção a estes tipos de trabalho escravo no Brasil seria o controle com leis mais severas para o trabalho infantil e a regularização da situação dos trabalhadores imigrantes.

No entanto o emprego de imigrante ilegal seria o mais fácil de ser resolvido, já que
bastaria a legalização da situação, se tem observado um crescimento a esse tipo de pratica em nosso país, na área têxtil e na construção civil, o que levam muitos a crê que este será o trabalhador escravo do próximo século.

Para combater este tipo de trabalho escravo do século XXI mais conhecido como trabalho escravo contemporâneo, os trabalhadores se organizarão criando sindicatos cooperativas comissões com representantes fora e dentro das empresas para que assim possam garantir os direitos dos trabalhadores, essas organizações atuam também realizando blitz nas empresas através de denúncias feitas pelos trabalhadores em sigilo e constatado o trabalho escravo pelos auditores fiscais, as pessoas que lá atua são liberadas e os empregadores são obrigados a pagar todos os direitos trabalhistas devidos.

Com tudo o que já foi mencionado anteriormente, a escravidão no trabalho basicamente é um problema de consciência ética, ou melhor, a falta dela em todos que estão envolvidos, pois é só imaginar, se as autoridades e governos criassem leis mais severas, aumentando a fiscalização, regularizando os imigrigrantes que se encontram em situações ilegais no nosso país, se empenhando melhor na educação para abolir a escravidão infantil, enfim desse mais atenção a este tipo de crime o que seria de fato ético, não estaríamos hoje falando sobre este tema como um problema atual, mais sim como algo que foi vivenciado no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (133.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com