TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas

Seminário: Ética e relações humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

Ética e relações humanas é habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões, a ética é extremamente importante, não somente no setor empresarial. Ela deve estar presente na essência de cada individuo. Um ambiente onde há ética existe criatividade, energia produtiva, sinergia e alegria. Sua falta tem consequências catastróficas, um ambiente sem ética é improdutivo e desestimulador.

Por isso uma empresa que trabalha e vivencia a ética com seus lideres, funcionários, fornecedores sem dúvida é uma empresa de grande sucesso.

DESENVOLVIMENTO

A palavra ética que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

O realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética. Os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Dessa forma, tornamo-nos justos praticando atos justos.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes, ele acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social. E é na observação e reflexão de tais fatos que ira originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vícios ou defeito de caráter.

A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação anos, em uma medida, pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta. A sociedade brasileira, nas ultimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, a descrenças e os valores culturais. Essa modificação vem deixando perplexo um número cada vez maior de seus indivíduos; no entanto, seria aceitável, ou melhor, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética.

Temos sucessivos escândalos na política, que alcançam da mais baixa e a mais alta esfera dos cargos públicos. Utilizando verbas publicas para interesses particulares enriquecimentos ilícitos. Os cidadãos que se diz indignado com a corrupção dos políticos, e, no entanto, em suas ações particulares age dentro da mesma lógica, por exemplo, furar fila em banco, Ou pagar propina para receber a carteira de motorista sem fazer qualquer teste. “Como compra votos dos eleitores “inconscientes” “ou” indecentes” por meio de programas assistencialistas? Assim como, vender a sua cidadania e perder a sua dignidade em prol de quantia irrisória e ou a obtenção de uma subsistência pelo menor esforço.

De forma ampla a ética é definida como explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

O exercício da profissão de administrador implica em compromisso moral com o individuo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. O CEPA que é o código de ética profissional do administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estimulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

ANALISE DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O do filme “Amor sem Escalas” (Up in the Air,2009), aborda as questões éticas profissionais. Comparando o filme com a vida real, mostrando as questões éticas profissionais no nosso dia-a-dia e como algumas decisões podem afetar até o nosso lado pessoal, já que a ética é relacionada ao nosso caráter.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

A Palavra ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade resumem no nome ética. Diz respeito ao julgamento moral de um indivíduo sobre o certo e o errado. As Varias decisões tomadas dentro de uma organização podem ser feitas por indivíduos ou grupos, mas quem os faz será influenciado pela cultura da empresa. A decisão de agir eticamente é moral; os funcionários devem decidir o que eles acham que é o caminho certo a seguir. Isso pode envolver a rejeição de um caminho que levaria a um maior lucro em curto prazo. Comportamento ético e responsabilidade social corporativa podem trazer benefícios significativos para uma empresa. Por exemplo, eles podem:

• Atrair clientes para produtos da empresa, aumentando assim as vendas e lucros;

• Fazer com que os funcionários queiram ficar na empresa, reduzindo a rotatividade e portanto aumentando a produtividade;

• Atrair mais funcionários querendo trabalhar para a empresa, reduzindo os custos de recrutamento e permitindo que a empresa consiga os funcionários mais talentosos;

• Atrair investidores e manter o valor da empresa elevado.

Comportamento antiético ou falta de responsabilidade corporativa, por outro lado, pode prejudicar a reputação de uma empresa e torná-la menos atraente para os interessados. O senso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com