TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e relações humanas no local de trabalho

Tese: Ética e relações humanas no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

Centro de Educação a Distância - Universidade Anhanguera – UNIDERP

ATPS

Ética e Relações Humanas no Trabalho

1 – INTRODUÇÃO

Pretendemos fazer um trabalho simples e de fácil entendimento demonstrando um relatório sobre o filme, com foco em ética profissional.

Em Administração, são inúmeras as situações em que o profissional pode se vim ver frente a frente com uma questão de ética profissional. Nesses momentos, é importante ter em mente as condutas saudáveis da profissão e saber as conseqüências de uma atitude tomada apressadamente.

A fim de observarmos uma situação concreta, iremos analisar o filme “Amor sem Escalas”, em que é preciso que o protagonista tome decisões considerando: sua relação com a profissão, o processo de mudança representado pelas novas gerações e as novas tecnologias e, também, o elemento humano envolvido.

Um estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. Traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual.

Etapa 1

Ética Profissional em Administração.

Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

Sinteticamente, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

Governança corporativa, sustentabilidade, ética nos negócios e nas empresas, balanço social, grau de reputação, relatórios de sustentabilidade, responsabilidade sócio-ambiental, empresa cidadã, responsabilidade social, marketing relacionado a causas, todas essas preocupações mostram as tendências atuais das instituições, organizações e empresas.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes. Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social.

Trazendo a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos "valores formadores". Existem os íntegros em que se pode confiar; àqueles que não pensam egoisticamente, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais. E, ainda, no íntimo ou explicitamente, ninguém quer ser flagrado em desvios de conduta, transgredindo a posturas esperadas pela coletividade a que está inserido, ou a valores culturais preestabelecidos.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social.

E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.

No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade

Se conseguirmos educar e até inculcar os nossos cidadãos a partir da concretização de tais postulados, será possível no futuro, felizmente, a existência de um Brasil e um mundo mais harmonioso. Fundamentado no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo, em detrimento da integridade. Para isso, não pode o brasileiro acreditar que só os dissimulados vencem que o sucesso está vinculado à conquista por meios ilícitos, que ser honesto é reprovável por transparecer ingenuidade.

Etapa 2

O filme estudado, “Amor sem escalas”, começou a ser produzido em 2002, ano que emergiu uma crise econômica mundial. Tal fato mudou completamente a abordagem do filme, por retratar a realidade presente de forma singular e contraria, comparando o que seria exibido com a economia fortalecida. São mostrados aspectos do mundo contemporâneo do trabalho, especialmente como eles interferem nas relações humanas.

Sobre ética profissional observadas no filme: Consciência ética, ética nas negociações, ética e gestão, ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com