TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ótimo Resumo Ciências Sociais

Artigos Científicos: Ótimo Resumo Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

A patologia social pode, portanto, ser tratada por oposição à normalidade.São fatos normais fenómenos que fazem parte dos usos e costumes das comunidades, sendo, por isso, praticados massivamente (o casamento ou os rituais religiosos, por exemplo). Em função disto, os factos patológicos são, numa definição negativa, aqueles que se afastam da normalidade ou da generalidade estatística. A patologia social está, em suma, associada às formas de ausência de regras e enfraquecimento dos valores, ou às formas de anomia (na terminologia de Durkheim).

Anomia Social está presente a ideia da falta ou abandono das normas sociais de comportamento. Assim sendo, pode-se afirmar que a anomia indica desvio de comportamento, que pode ocorrer por ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal. A anomia ocorre pois quando os indivíduos se sentem incitados a violar as normas para poder alcançar as metas. Quanto maior for a incapacidade das instituições para fazer com que se cumpram as leis maior é o grau de anomia social.

10) Para Durkheim, quando ocorre uma situação de anomia social?

a) A sociedade moderna, para poder atingir os seus fins, inclusive de produção e sobrevivência, precisa organizar-se;

b) Organização impõe divisão de trabalho ou tarefas;

c) A divisão de tarefas produz especialização;

d) A especialização ocasiona isolamento dentro do grupo, motivando, por sua vez, um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global;

e) O enfraquecimento desse espírito de solidariedade acarreta uma influência dissolvente e, por via de consequência, o comportamento de desvio.

Etnocentrismo é a atitude de considerar a cultura própria como centro, modelo e paradigma para a cultura em geral. Essa atitude governa as relações de grupos culturais diferentes quando entram em contato entre si.

Quando há assimetrias em contatos desse tipo, e um grupo tem uma posição superior a outro ou outros, é o grupo hegemônico o que aplica o etnocentrismo e o impõe à sociedade, em detrimento de outros grupos.

Relativismo cultural é o princípio que prega que uma crença e/ou atividade humana individual deva ser interpretada em termos de sua própria cultura.

Três Estados modo a explicar os fenômenos que se observam no universo. Teológico os fenômenos são explicados através da vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos. Metafísico: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. (inicio da filosofia, lendas, mitos) Positivo: o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentamente demonstradas.(razao, ciencia, logica).

Fatos Socias segundo o pensamento durkhemiano é toda a forma de pensar, sentir e agir adotada pela sociedade e que ela considera certo, e existe um consenso coletivo sobre essa determinada idéia.Os Fatos Sociais podem ser observados por três caracteristicas. Exterior, Coercitiva e Geral.

Ela é Exterior porque existe indepente de uma determinada pessoa exista. O gosto pelo Futebol, pode ser que um determinado torcedor do Palmeiras, ou corithianos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com