TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 8

Max weber:

Acão Social: refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. posto que o indivíduo executando ações sociais não é passivo, mas (potencialmente) ativo e reativo. São 4 tipos:

 1)Ação Racional com relação a fins

 Motivada por fins objetivos. Para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos.

 A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade.

 2) Ação Racional com relação a valores

 Motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc.

 Neste tipo de ação o que importa para o indivíduo é seguir os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores que orientam sua conduta.

 3) Ação Afetiva

Guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta.

 Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.

 4) Ação Tradicional

Guiada pela tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles.

 É uma espécie de reação a estímulos habituais. Exemplo disso é o hábito de saudarmos as pessoas com expressões como "bom dia", "boa noite", "fique com Deus", independentemente de termos grande afinidade com elas ou mesmo alguma fé. Para Weber é difícil perceber até que ponto o agente age conscientemente ao empreender este tipo de ação.

Karl Marx

• Luta de classes: a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas na luta por seus interesses de classe.

 No modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre o burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital, e o proletariado que nada possui, por isso vende sua força de trabalho.

A luta de classes, na perspectiva materialista da história, relaciona-se diretamente à mudança social, à superaçãodialética das contradições existentes, dessa forma é considerada por Marx o motor da história, a responsável pelas transformações sociais.

• Concepção de Estado/Manipulação do poder do Estado: Estado é o meio pelo qual os indivíduos da classe dominante fazem valer seus interesses sobre os membros comuns de toda a sociedade civil de uma época.

 Segue-se que todas as instituições comuns são mediadas pelo Estado e adquirem através dele uma forma política. Daí a ilusão de que a lei se baseia na vontade e, mais ainda, na vontade destacada de sua base real, na vontade livre.

 Para Marx, não existe Estado que represente os interesses do conjunto da sociedade. Seu papel é o de representante dos interesses das classes dominantes.

• Práxis: A práxis é um conceito central no pensamento de Marx. Ela se caracterizaria pela união entre a interpretação da realidade (teoria e conhecimento científico) e a prática

(realização efetiva, atividade).

 Em outras palavras, é a ação consciente do sujeito na transformação de si mesmo e do mundo que o cerca.

 É através da práxis que se dá o combate à alienação, permitindo não apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo.

Durkheim

• Anomia: designa um estado do indivíduo caracterizado pela falta de objetivos e pela perda de identidade. Segundo Durkheim, este estado é em grande medida originado pelas intensas transformações que ocorrem nas sociedades modernas e que não fornecem novos valores para colocar no lugar daqueles que por elas são demolidos. Em suma, Durkheim, com o conceito de anomia procura sintetizar a ideia de que o progresso constitui uma ameaça às estruturas éticas e sociais.

Ex. de questão: O presidente Bashar al-Assad garante que o crime de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado. Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes. Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima? Justifique sua resposta.

resposta: O conceito aplicável é o de anomia, que é a desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, quando a consciência coletiva perde seus parâmetros de julgamento da realidade. Ela ocorre em momentos de crise tais como desastres econômicos ou ecológicos e guerras. O evento ocorrido na Síria evidencia um momento de anomia social.

• Solidariedade social (Mecânica / Orgânica) e divisão do trabalho: A divisão do trabalho social é a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos.

Para ele a solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs.

Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.

De modo distinto, existe a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.

 NO CONTEXTO DA SOLIDARIEDADE MECÂNICA: Os indivíduos Se identificam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social.

 NO CONTEXTO DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: A acelerada divisão do trabalho social provoca uma forte interdependência entre os indivíduos, o que garante a coesão social.

• O papel da educação a partir da teoria desse autor:

No contexto atual, percebe-se que a educação desempenha um papel importantíssimo para a formação da sociedade, desta forma, é fundamental relacionar esse papel a teoria de Durkheim, que coloca a educação como um fato social, uma vez que, se impõe, influenciando a ação individual como uma lei. Sendo assim, a atuação educativa possibilitará que haja uma maior integração do indivíduo com o seu meio social, além de permitir ainda, uma forte identificação com este meio.

É nesta conjuntura que Émile Durkheim (1952, p. 68) destaca que: "A educação não se limita a desenvolver o organismo, no sentido indicado pela natureza, a tornar tangíveis os germes, ainda não revelados, à procura de oportunidade para isso. Ela cria, no homem, um ser novo".

O autor considera que, a sociedade prevalece sobre o indivíduo, organizando e controlando suas ações, através de seu ambiente de coletividade, todavia, para ele esse ser social, este novo indivíduo é criado e preparado pela educação para atuar enquanto cidadão capaz de conviver e respeitar o grupo, a partir de regras que independem das individualidades do indivíduo, mas que são impostas pela sociedade para que tais indivíduos possam respeitas as regras e normas que regem a sociedade.

[...] a educação tem por objetivo superpor, ao ser que somos ao nascer, individual e associal – um ser inteiramente novo. Ela deve conduzir-nos a ultrapassar a natureza individual: só sob esta condição, a criança torna-se-à um homem. Ora, não podemos elevar-nos acima de nós mesmo, senão por esforço mais ou menos penoso. (DURKHEIM, 1952, p.42).

Assim, a educação desempenha a função de proporcionar certa harmonia na sociedade, tendo em vista que, possibilita o desenvolvimento dos sujeitos que ela precisa para sua sobrevivência. É nesta concepção que se compreende sobre o papel social da educação escolar, colaborando para que o indivíduo possa atuar coletivamente em meio a uma sociedade repleta de diferenças.

Exclusão social/Desigualdade

• O Mito da Democracia Racial: Concepção a partir da qual o Brasil teria se tornado uma sociedade mestiça e homogênea, onde não existiria preconceito racial. Ao contrario dessa concepção, a realidade mostra que não há igualdade formal, material e moral entre os indivíduos de diferentes origens étnicas.

• Cotas e Ações Afirmativas.

Ações afirmativas: são as políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.

As cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por "raça" ou etnia, na maioria das vezes,negros e indígenas. as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnico/raciais. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países.

Exercicios

Leia atentamente o caso concreto abaixo.

lgernon Freeman-Midford, um diplomata britânico, presenciou o seppuku de Taki Zenzaburo (que havia ordenado um ataque a um acampamento estrangeiro) e relatou o episódio da seguinte maneira: "Comandada pelo próprio imperador, a cerimônia ocorreu às 22:30 h em um templo de Seifukuji, o quartel general das tropas de Satsuma. Taki, sem hesitar e demonstrar emoção alguma confessou: 'Eu sozinho ordenei o ataque aos estrangeiros em Kobe e novamente quando eles tentaram escapar. Por este crime eu me desventrarei e imploro aos presentes que me dêem a honra de presenciar o ato'. Cuidadosamente iniciou o ritual retirando a parte superior de seukimono e prendeu as mangas embaixo do joelho para que ele caísse para frente e morresse como um nobre cavalheiro japonês. Com firmeza, Taki pegou a espada, fitou-a como se fizesse seus últimos pensamentos e rasgou a barriga. Durante toda a operação ele não moveu um músculo de sua face. Posicionou-se então o kaishakunin. Segurou a sua espada no ar por um segundo e decapitou Taki em um movimento preciso. O silêncio do recinto era quebrado pelo som do sangue caindo em nossa frente". Segundo os tipos ideais de ação social estabelecidos por Weber, qual(quais) é(são) o(s) tipo(s) ideal(ideais) de ação(ações) social(sociais) presente(s) acima?

Resposta: O texto demonstra a ação social tradicional exercida sobre o indivíduo. Onde para manter a honra, segundo as tradições japonesas, o réu é penalizado de forma sacrificial devido sua ações perante o imperador.

Gabarito:Questão discursiva: O tipo ideal de Max Weber é um instrumento de análise da realidade que é baseado em exemplos reais mas não que não existe na realidade. Oque encontramos efetivamente é uma mistura dos diferentes tipos ideais, já que uma ação pode ter várias motivações. No caso acima podemos dizer que a ação social do suicida é uma ação racional com relação a valores, pois o individuo age com fidelidade à sua honra. Mas como o suicídio ritual japonês é um tradição em casos de honra perdida, podemos também afirmar que a motivação do suicídio foi em virtude de um costume, configurando assim uma ação tradicional.

Questão: AV12011.2T.CCJ0098.0060 (168713)

5 - Considere as afirmativas abaixo sobre as características do conceito de fato social.

I - O fato social é um fenômeno que ocorre ocasionalmente, mas produz impactos sociais.

II - O fato social exerce um poder de coerção sobre as consciências individuais.

III - O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.

IV - O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

Tendo como referência a teoria de Émile Durkheim, quais as afirmativas são verdadeiras? Pontos da Questão: 0,5

II e IV.

I e II.

III e IV.

II e III.

...

Baixar como  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »