TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

АТПС SAO CAETANO DO SUL

Tese: АТПС SAO CAETANO DO SUL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

DIDÁTICA - AVALIAÇÃO

ATPS

SÃO CAETANO DO SUL

NOVEMBRO – 2013

1. DEFINIR AVALIAÇÃO:

Avaliar é muito mais que aplicar prova atribuir nota ou passar um aluno para a série seguinte, esta é uma forma arcaica de pensamento que não pertence à nova escola, uma vez que temos que levar em conta a bagagem que cada aluno traz: genética, experiências já vividas, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, o aluno participa constantemente na construção de seu próprio desenvolvimento. Educar consiste em realizar estes objetivos e avaliar consiste em verificar se eles estão sendo atingidos ou em que grau de aprendizado o aluno está para ajuda-lo a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber, avaliar é cooperar, orientar. Avaliação consiste em diagnosticar avanços e dificuldades como um indicador, pois o erro de um aluno fala mais sobre ele do que seus acertos são onde podemos identificar onde o mesmo se “perdeu” e tentar reconstruir este conhecimento.

A avaliação é uma ferramenta de mão dupla, pois indica também ao professor se a maneira (método) que está utilizando é a mais adequada, pois se o aluno não aprendeu o professor também não conseguiu ensinar, pode ser hora de replanejar, Por isso avaliar contribui não só para a aprendizagem, mas também para o ensino. A avaliação não tem um fim em si mesmo, mas é um meio a ser utilizado por alunos e professores para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

TRÊS TIPOS DE INSTRUMENTOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS PARA AVALIAR O PROCESSO: ENSINO-APRENDIZAGEM.

2. A OBSERVAÇÃO E SEU REGISTRO:

A observação é uma das técnicas mais comuns nas escolas, é onde o professor observa seus alunos nas mais diversas atividades: Caderno, trabalhos em grupo, aulas de artes, pintura, pesquisa, passeios, jogos, quando lê em voz alta, seus comentários, atitudes dentro e fora da sala de aula, no recreio, entre outras. Assim o professor conhece melhor seus alunos identificando suas dificuldades e avaliando seus avanços nas várias atividades o que pode complementar a avalição do professor junto com provas e testes.

O instrumento de registro da avaliação deve ser prático e fácil de usar e de linguagem simples para uso de professores e pais para análise contínua de aproveitamento escolar, pode-se utilizar para ferramenta de registro fichas e cadernos. A observação é uma ferramenta de análise do professor, quanto mais informações poder coletar de seus alunos melhor será para fazer um diagnostico de sua aprendizagem, Ajuda o professor a replanejar se preciso e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.

3. AUTOAVALIAÇÃO:

É de grande importância que os alunos saibam se auto avaliar e se tornarem autocríticos, seres pensantes e ativos que saibam onde precisam melhorar, o que conseguiram assimilar e o que não fez sentido, não conseguiram absorver, com a auto avaliação o professor deixa de ser por um instante o transmissor de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com