TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Turístico Em Santo André E São Caetano Do Sul

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Turístico Em Santo André E São Caetano Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento Turístico em Santo André e São Caetano do Sul

Santo André

Santo André é um município localizado a 20 km da capital de São Paulo e é a sexta maior cidade do Estado levando em consideração seu PIB, sua população é de aproximadamente 673 mil habitantes segundo o censo de 2000. Segundo o site oficial de Santo Andre a cidade conta com uma vocação industrial e prestação de serviços e oferece diversos tipos de atrações.

Santo André foi inaugura como vila em 1553 quando a pedido de João Ramalho, um português enviado para o Brasil com intuito de expandir o território, fez o pedido e então foi criada a vila pelo Governador Geral Tomé de Souza. O seu nome era Santo André da Borda do Campo. Mas apenas em 1910 foi que Santo André de fato se tornou um município assim como é ate os dias de hoje.

São Caetano

São Caetano é um município localizado na Região do Grande ABC, sua estimativa de população é 149.263 habitantes segundo o censo de 2010, em 2013 o IBGE lançou uma estimativa de 156.362 mil em julho de 2013. Sua área territorial é de aproximadamente 15 km² fato que ajuda São Caetano do Sul a ser umas das melhores cidades do nosso país. São Caetano tem o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) segundo a ONU, conta também com o menor Índice de Exclusão Social e esta entre os 60 municípios com maior Índice de Desenvolvimento infantil do país, de acordo com levantamento da UNICEF. São Caetano é dita como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e conta com uma das maiores rendas per capitas do Brasil.

São Caetano foi fundada em 1877 e fazia parte de Santo André da Borda do Campo, durante décadas passou por diversos poderes e estive ligada a outras regiões e apenas em 1948 foi emancipada e de fato fundada como São Caetano do Sul.

Metodologia

A pesquisa com os munícipes foi feita em forma de entrevista, as seguintes perguntas foram feitas na ordem;

• O que mais te atrai em sua cidade?

• Com qual frequência você frequenta esses lugares?

• O que você busca nos atrativos?

• Se você fosse apresentar a sua cidade para alguma pessoa, o que mostraria?

• Como você classifica a divulgação do turismo na sua cidade?

Com o intuito de entender onde e com que frequência os munícipes utilizam os atrativos de sua cidade as duas primeiras questões foram colocadas em sequencia, após esse conhecimento buscamos obter informação sobre a satisfação do munícipe sobre os locais em questão. Outro ponto de interesse na entrevista foi saber o que o munícipe mostraria para um turista, por exemplo, e entender se os locais que ele visita são os mesmo que iria apresentar para um visitante. A ultima questão foi explicitamente para entender o nível de satisfação quanto ao turismo que o munícipe tem para com sua cidade.

Analise e Conclusão

Nas duas cidades a maior parte das pessoas preferem visitar o Shopping, E Santo Andre 85% das pessoas responderam que preferiam o Shopping, já em São Caetano o numero foi menor 76%. Parques e praças ficaram com 9% e Bares e Restaurantes com 6%. Em São Caetano a segunda opção foi uma pista de skate com 18% e a terceira 6% que fora as praças e parques. A clara preferência da população esta nos Shoppings de ambas cidades, porem uma parte significativa é mais atraída por pistas de skate. Apesar das praças, parques, bares e restaurantes serem uma parcela menor ainda assim atraem certo numero de publico e evidencia a importância de tais locais serem disponíveis e bem cuidados para a satisfação da população.

A frequência com que as pessoas visitam esses locais é alta e constante, 67% das pessoas de Santo André dizem que sempre vão a esses locais, 6% responderam que quase nunca vão e 27% vão durante finais de semana e feriados. Em São Caetano 71% das pessoas responderam que sempre visitam os locais que as atraem e 9% disseram quase nunca, 20% delas vão apenas durante feriados e finais de semana. É comum para a maioria das pessoas visitarem com grande frequência os locais que as atraem, mostra o quão importante é chamar a atenção das pessoas para determinado local, isso gera um publico constante para o atrativo seja ele publico ou não.

Ao perguntar o que a pessoa busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com