TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Еcológico, econômico, cultural, jurídico e social. licenciamento ambiental

Artigo: Еcológico, econômico, cultural, jurídico e social. licenciamento ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO

DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

De que maneira as organizações através de tecnologias de gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da organização ?

Nota-se que se agrava os problemas ambientais ao longo dos anos, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. No ínicio deste século XXI , nota-se a valorização de uma nova postura empresarial , não mais focada apenas na obtenção de lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios, focados na maneira de pensar e de sentir a realidade da vida contemporânea que já apresentava várias mudanças.

A responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, abrange visões sobre o papel da empresa na atualidade e os aspectos centrais relacionados ao movimento de adoção de praticas de desenvolvimento sustentável. Apresenta ainda, discussões a respeito das dificuldades encontradas no sentido de demonstrar de várias formas o processo de desenvolvimento sustentável, além dos principais desafios que a contabilidade enfrenta nesse contexto para implantação.

Para as empresas o meio ambiente e o estudo da ecologia constitui simplesmente o suporte físico que fornece a empresa os recursos necessários para desenvolver sua atividade produtiva.

Desenvolvimento sustentável é o modelo que procura coadunar os aspectos ambiental, econômico e social, buscando um ponto de equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a equidade social para que a sustentabilidade mantenha os recursos para as próximas gerações.

Esse modelo de desenvolvimento considera em seu planejamento tanto a qualidade de vida das gerações presentes quanto a das futuras, diferentemente dos modelos tradicionais que costumam se focar na geração presente ou, no máximo, na geração imediatamente posterior, totalmente inadequados.

É importante valorizar as necessidades das regiões de acordo com suas caraterísticas.

Atividade empresarial possui uma função social e que por isso deve gerar benefícios não apenas para os seus proprietários e empregados e sim para toda a coletividade, e que a degradação do meio ambiente ou o desrespeito à legislação ambiental não são compatíveis com o exercício da função social.

A empresa, que é atividade econômica organizada com o objetivo de produzir ou de fazer circular bens ou serviços, está submetida aos princípios da ordem econômica elencados pelo art. 170 da Constituição Federal, destacando-se entre eles o da defesa do meio ambiente.

O licenciamento ambiental é um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável, na medida em que procura coadunar a propriedade ao desempenho de sua função social no que diz respeito ao meio ambiente.

Para cumprir a sua função social a empresa deve necessariamente se submeter e obedecer ao licenciamento ambiental, que é a forma pela qual o Estado se assegura de que a atividade potencial ou efetivamente poluidora não colocará em risco o meio ambiente e a qualidade de vida da coletividade.

Uma empresa não pode ser considerada responsável do ponto de vista ambiental ou social se não obtém ou se não respeita a licença ambiental obtida, e que a empresa deve procurar fazer o licenciamento ambiental de sua atividade prestando todas as informações necessárias, da mesma forma que deve procurar seguir com exatidão as diretrizes levantadas ao longo do licenciamento ambiental e presentes na licença ambiental. A antecipação das empresas em relação a evitar maiores impactos ambientais é tratar do assunto meio ambiente e sustentabilidade com prioridade, imprimindo os procedimentos necessários e conscientização de seus colaboradores, aplicando direito empresarial e suas responsabilidades.

Como o direito empresarial atual em relação as responsabilidades da organização nesta área?

A responsabilidade social das empresas, que é uma forma de gestão como a empresa se relaciona com o Poder Público e a sociedade tendo em vista coadunar o desenvolvimento econômico à proteção ao meio ambiente e à promoção de justiça social. O modelo que procura coadunar os aspectos ambiental, econômico e social é chamado de desenvolvimento sustentável termo muito utilizado hoje em dia presente em todos os ramos de discussão que abordam o assunto.

Por isso as atividades econômicas potencialmente causadoras de impactos ao meio ambiente devem estar sujeitas ao controle pelo Poder Público. Entre os mecanismos estatais para o controle dos impactos ambientais se destaca como o mais eficaz o licenciamento ambiental. O sistema de licenciamento ambiental tem por finalidade assegurar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com