TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сonversa política

Seminário: Сonversa política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Seminário  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

1) Leia atentamente, o trecho do texto: A experiência dos Cieps...

A)Qual o espaço social da palavra política ele se refere?

R: O Sistema Educacional

B) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique suas respostas.

R: Discurso aberto, a maioria dos discursos políticos são abertos, para que possam atingir toda a sociedade. Além de um dominação no discurso, tomando a confiança de quem ouve aplicando medidas construtivas.

2) Leia atentamente, o trecho do verbete: Retórica! De Rafael Maio Lorio Filho e responda: 1) O que você entendeu por retórica? 2) Qual a importância da retórica para a política? Justifique suas respostas.

3) Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes, Locke e Rousseau.

4) Análise a expressão “monopólio legitimo da força” usada por Weber para caracterizar o Estado.

5) É correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exercício da soberania?

6) Ocorreu alguma mudança importante na condição política da Cisplatina quando foi transformada em Republica? Analise a questão a luz dos elementos constitutivos do Estado.

7) A) Herotodo na sua história... Como o tema foi analisado pelo filosofo Aristoteles? O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu?

B) O pensamento de Maquiavel teve grande importância... Quais os pontos que você considera de maior importância, no discurso de Maquiavel sobreo tema?

8) Dentro do contexto de uma divisão dos poderes, que papel você considera que deve ser atribuído ao poder executivo?E qual você considera que é a fonte de legitimidade das decisões ou escolhas do presidente da republica?

9) A) Quais as características do sistema presidencialista que o distingue do sistema parlamentarista

B) Art 2º da ADCT/88 estipula... Contudo suponhamos que tivesse saído vencedor do sistema parlamentar de governo, o que obrigatoriamente deveria ser modificado na Constituição da Republica Federativa do Brasil em 1988, para ajustá-la ao novo sistema de governo?

No seu ponto de vista qual a principal vantagem, caso exista, do parlamentarismo sobre o presidencialismo?

10) Qual a diferença entre a democracia dos antigos, e a dos modernos?

R: Dos antigos: democracia direta; restrição dos titulares de direitos políticos (somente os homens livres nascidos em território da polis). Dos modernos: democracia indireta ou representativa; no inicio voto censitário; luta pelo sufrágio universal. Democracia atual ou contemporânea: democracia representativa e sufrágio universal ou tendência para a democracia semi direta ou participativa (combinação da representação com os meios diretos de exercício do poder – plebiscito, referendo e iniciativa popular. Este é o tipo de democracia previsto na constituição de 1988.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »