TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Эksperimenta metodologia

Seminário: Эksperimenta metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimento Experimental (1,0 PONTO)

Em um béquer adicionou-se 7 mL de NH4OH e pouco a pouco dissolveu-se NH4Cl até a saturação da solução (em capela).

Pesou-se 2,8 g de nitrato de níquel e dissolveu-se em um béquer de 100mL com aproximadamente 3 ml água destilada, na capela adicionou-se gradualmente 25 mL de solução de NH4OH.

Adicionou-se em seguida 7 mL da solução amoniacal de NH4Cl preparada inicialmente.

Deixando-se repousar a solução tampada com vidro de relogio em banho de gelo por 15 min , ate formar precipitado.

Pesou-se o papel de filtro, e filtrou-se o precipitado em funil de Buchner lavando-o com uma porção de NH4OH concentrado e, em seguida com álcool etílico e éter etílico. Depois de seco pese os cristais.

Caracterização do Níquel:

Em um tubo de ensaio, aqueceu-se cuidadosamente 10 gotas da solução (NH4OH + Ni(NO3)2 – da solução depois de filtrada) deixou-se esfriar e verificou o pH com papel indicador universal.

Adicionou-se a solução 3 gotas de solução alcoólica de dimetilglioxima e verificou-se o pH, acrescentou gotas da solução de ácido nítrico, observou-se e verificou-se o pH, por fim adicionou-se NH4Cl, observou-se e verificou-se o pH da solução.

RESULTADOS

Em um béquer ao adicionar o NH4OH e pouco a pouco dissolvendo-se NH4Cl até a saturação da solução obteve-se uma solução incolor.

Ao dissolver 2,8 g de nitrato de níquel de coloração verde em aproximadamente 3 ml água destilada, ficou verde pois segundo Otto os sais de níquel(II) hidratados são sempre verdes a coloração é pouco afetada com variações de concentrações. Ao adicionar gradualmente 25 mL de solução de NH4OH a solução continuou verde formando hidróxido de níquel Voguel afirma que forma precipitado mais em excesso de reagentes dissolve.

Adicionando-se em seguida 7 mL da solução amoniacal, Após o adicionamento da solução amoniacal de cloreto de amônio na solução de cloreto de níquel hexahidratado, de coloração verde, observou-se a formação de um composto de coloração azul, esta coloração foi devido à formação do composto de coordenação nitrato de hexaaminoniquel e segundo voguel se os sais de amônio estiverem presentes nenhuma precipitação ocorrera, será azul, mas o complexo será formado. Deixando-se repousar ao banho de gelo para que houve a cristalização do mesmo, apos esta cristalização, filtrou-se os cristais em um sistema de filtração a vácuo, por fim a filtração auxilia na secagem dos cristais. Durante a filtragem dos cristais adicionou o álcool e éter, pois os ambos reagentes ajudam na purificação do composto, neste caso não se utiliza água, devido ela solubilizar o nitrato de hexaminniquel, assim podendo passar todo o cristal pelo papel de filtro e dificultando o cálculo do rendimento. Utilizou-se o éter e o álcool para lavagem, pois são soluções aquosas orgânica que não interferem na reação da solução obtida por se inorgânica.

Depois de seco pesou-se os cristais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com