TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2/Projeto de Prática individual: Plano para uma aula de música

Por:   •  6/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 4

Cecilia da Silva Santos

8062927

Portfólio 2/Projeto de Prática individual:
Plano para uma aula de música

Portfólio 2/Projeto de Prática apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha [pic 3]


[pic 4]

Objetivos da atividade do Portfólio 2/Projeto de Prática:

  • Compreender como integrar as atividades de execução (performance), composição (ou arranjo ou improvisação) e apreciação;
  • Aprender a elaborar um plano de aula (uma aula) que integre estas atividades musicais práticas, visando o desenvolvimento musical global do aluno.

  1. Contexto fictício em que o plano de aula seria aplicado

A atividade será desenvolvida em uma associação cultural sem fins lucrativos, tendo a música como principal instrumento de transformação social, onde vai incluir crianças e adolescentes com idades de 11 (onze) a 15 (quinze) anos que estão em situação de vulnerabilidade social com aproximadamente 15 alunos, com durabilidade de uma aula de três horas.

  1. Conteúdo e seus objetivos de aprendizagem

  • CONTEÚDO:  objetivo do conhecimento da leitura do pentagrama musical para a execução em instrumento de sopro e vocal, através do solfejo individual e coletivo utilizando canções infantis com tonalidades fáceis como DÒ Maior, FA Maior ou SOL Maior para um bom progresso, absorção e consciência musical pelos estudantes. Composição (ou arranjo ou improvisação).
  • OBJETIVOS: O aprendizado da leitura pautada com suas alturas definidas a partir da sua clave musical, descobrimento e construção das escalas musicais. Ajudar os alunos a desenvolver as suas habilidades musicais utilizando improvisação com conhecimento teórico, afinação, percepção e pratica.  
  1. Descrição detalhada das atividades

PROCEDIMENTOS: A principio os alunos irá ter uma aula teórica sobre o pentagrama ou pauta musical  e formação de escalas com suas respectivas tonalidades com ênfase nas escalas de tom maior que segue a sua formula de escala de intervalo maior que é Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom começando da escala de DÒ maior e descobrindo as próximas a partir da quinta da nota da escala que é Sol e segue sempre essa sequencia quando for a formação de escala intervalar maior.

Na explicação na sala de aula com ela em semicírculo fazia perguntas relacionadas ao assunto fazendo com que o aluno trabalhasse a interatividade dos aprendizes individual e coletivo. No quadro a princípio chamava os alunos individualmente de acordo com os que tinha menos interatividade durante da aula, para que fizesse a escala usando a regra do Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom teve alguns que tiveram dificuldade, pois era algo novo que nem todos tinham visto, mas compreenderam o objetivo da atividade.

Logo após encontrar todas as escalas intervalar pedi para executassem em forma de solfejo com as formulas de compasso 4/4 com o intuito de desenvolver a afinação, ritmo e a percepção musical, por ser uma turma que trabalha mais com instrumentos de sopro alguns não conseguia manter a sua afinação corretamente onde tivemos que colocar o solfejo em duplas, porém como era 15 anos alunos tivemos que formar um trio, para que os não conseguia afinar tivesse um auxilio de uma outra voz de um colega que tinha noção de afinação, desta forma fomos desenvolvendo e conseguindo alcançar o nosso proposito que era a o aprendizado das escalas intervalares maior e a execução no solfejo obedecendo as suas alturas tonal naquele momento. Depois fomos para pratica no instrumento de sopro sendo 5 Clarineta na tonalidade de Si bemol, 5 Trombones tonalidade de DO, 3 Saxofone Alto tonalidade MI bemol e 2 Trompetes tonalidade Si bemol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (254.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com