TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática individual: Plano para uma aula de música

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Guilherme Gaspar de Novais Vieira 8066649

Portfólio 2/Projeto de Prática individual:
Plano para uma aula de música

Portfólio 2/Projeto de Prática apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha ou Mariana Ament ou Edgar Marques.[pic 3]


[pic 4]

Objetivos da atividade do Portfólio 2/Projeto de Prática:

  • Compreender como integrar as atividades de execução (performance), composição (ou arranjo ou improvisação) e apreciação;
  • Aprender a elaborar um plano de aula (uma aula) que integre estas atividades musicais práticas, visando o desenvolvimento musical global do aluno.

  1. Contexto fictício em que o plano de aula seria aplicado

O plano de aula será desenvolvido em sala de aula para os alunos da escola de música com faixa etária de 13 a 15 anos de idade e aproximadamente 20 alunos. A aula terá duração de duas horas.

  1. Conteúdo e seus objetivos de aprendizagem

  • CONTEÚDO: Breve explicação sobre os grais da escala de Dó maior. Composição, performance e observação.
  • OBJETIVOS: Compreender a funcionalidade de cada grau da escala de Dó maior (tônica, supertônica, mediante, etc.).
    Capacitar os alunos de compor melodias simples sobre a escala de Dó maior, usando as notas da escala conscientemente.
    Encorajar os alunos a apresentar suas próprias composições para os colegas de classe a fim dos alunos aperfeiçoarem suas performances em público.
    Momento de observação e percepção das características de cada melodia.
     
  1. Descrição detalhada das atividades

PROCEDIMENTOS: No primeiro momento os alunos terão uma breve aula sobre os grais da escala de Dó Maior, como cada nota dessa escala se comporta dentro de uma melodia. Após a compreensão dos alunos, a turma será organizada em grupos de 4 a 5 alunos, assim tendo 4 grupos na sala de aula.
A proposta é apresentada para os alunos, cada grupo terão que compor uma pequena melodia na tonalidade de Dó maior, usando 8 compassos 4/4. Cada grupo terá que desenvolver juntos a melodia, usando de forma consciente as notas, pensando nos grais de escala e vendo qual nota se encacharia melhor em cada frase da melodia.
Após os grupos finalizarem a composição, eles terão um tempo para pegarem seu respectivo instrumento de estudo e estudar a melodia no seu instrumento ou canto. Nesse momento o estudo da melodia no instrumento será individual, pois cada integrante do grupo terá a liberdade de interpretar a melodia como bem entender, ou seja, no andamento, na expressão e dinâmica, a fim dos demais alunos observarem como uma música pode ter características diferentes mesmo sendo as mesmas notas, duração e tonalidade, assim já desenvolvendo uma ideia de outro plano de aula.
Após um tempo de praticar a melodia, cada aluno de um dos grupo apresentará a melodia um de cada vez para a classe, interpretando do seu jeito, enquanto os demais alunos observam com atenção como cada melodia ficou com características diferentes mesmo com o grupo ter criado a melodia juntos
Após todos alunos executarem a melodia, para encerrar a aula, será feito uma roda de conversa, onde os alunos tem a liberdade de falar onde teve mais dificuldades na atividade, como foi a interação deles um com o outro, como se sentiu quando foi apresentar a melodia para os colegas de classe, o que eles perceberam de diferente na execução da melodia de um grupo, se eles perceberam que cada aluno tocou  em um andamento diferente, dinâmica, etc. a diferença de timbres ao executar a melodia em diferentes instrumentos.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (254.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com