TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA-6º SEMESTRE TATIANA LOPES DO ESPÍRITO SANTO DE ASSIS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO Santa Luzia 2014 TATIANA LOPES DO ESPÍR

Ensaios: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA-6º SEMESTRE TATIANA LOPES DO ESPÍRITO SANTO DE ASSIS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO Santa Luzia 2014 TATIANA LOPES DO ESPÍR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA-6º SEMESTRE

TATIANA LOPES DO ESPÍRITO SANTO DE ASSIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO

Santa Luzia

2014

TATIANA LOPES DO ESPÍRITO SANTO DE ASSIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais Ensino Fundamental,Reflexão e pesquisa, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino de Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II- Educação Infantil.

Professores: Sandra Reis, Edilene Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Santa Luzia

2014

SUMÁRIO

Introdução 03

Desenvolvimento 04

Plano de aula 05

Conclusão 06

Referências Bibliográficas 06

INTRODUÇÃO

Meu portifólio tem como objetivo mostrar de forma clara uma análise do planejamento escolar, plano de aula e avaliação com matérias interdisciplinares para o Ensino Fundamental das Séries Iniciais fazendo a junção das matérias Língua Portuguesa e Educação Física. Elaborei um plano de aula para turma de 2º ano das Séries Iniciais.

DESENVOLVIMENTO

Todo pedagogo precisa refletir e entender que para se chegar ao êxito na educação precisamos planejar. Planejando podemos acompanhar o desenvolvimento do trabalho, retomando sempre que possível algum conteúdo que não tenha ainda sido apreendido pelo aluno. As aulas se tornam bem mais interessantes quando o professor seleciona com antecedência todo o material a ser utilizado e se prepara com dedicação.

Castro(1977, p.16) afirma que o planejamento é uma tentativa de antecipar e ordenar decisões que deverão ser tomadas, visando atingir algum conjunto de objetivos especificados.

O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula,que deve ser flexível e atender a realidade da escola e educandos.Ao elaborar uma aula o professor necessita pontuar:tema a ser trabalhado,série ou turma, disciplina, tempo de duração, objetivos, metodologia recursos e avaliação. Quando o educador segue com antecedência esses planos sua aula nunca será improvisada e o retorno por parte os alunos será gratificante.

Os temas trabalhados em sala de aula poderá constar na grade curricular ou simplesmente poderá surgir aleatoriamente, vindo de algum tema proposto pelos alunos, tornando-se um Projeto Institucional ou simplesmente da própria turma.A partir do momento em que se é escolhido o tema identificamos para qual série ou até mesmo turma que será ministrado, selecionando atividades para a faixa etária.O tempo de duração deve ser especificado, mas ete também pode sofrer alteração, dependendo das necessidades e dúvidas da turma. O professor deve seguir com o conteúdo quando perceber que seus alunos não tem dúvidas, ou seja, que venceram os objetivos esperados.

O objetivos são como o coração do plano de aula. É nele que focamos para chegar ao aprendizado do aluno.Nem sempre precisamos esperar dos objetivos coisas grandiosas e sim que o aluno vença aquela etapa. No desenvolvimento descrevemos a metodologia, propomos atividades a serem trabalhadas, nãoapenas de folhas xerografadas, mas também atividades lúdicas, pois não podemos esquecer que estamos trabalhando com crianças e que brincando também aprendemos.Os recursos materiais são todas as coisas que podemos usar na aula, como por exemplo: caderno, folhas xerografadas, lápis de cor, livro, som, quadro, giz, canetinha, dentre outros.

De acordo com os Parâmetros Nacionais a avaliação da aprendizagem é um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar, orientar a intervençao pedagógica. Ela acontece contínua e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com