TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE BARROCA

Por:   •  6/12/2017  •  Seminário  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  1.607 Visualizações

Página 1 de 9

E.E. Agenor de campos

Barroco

Mongaguá,

2017

Língua Portuguesa

 E Literatura

 

Prof.ª: Rose Brito

Alunas: Maria Eduarda Jimenes Baptista N.º:28

             Raphaela Ferze Faria dos Santos N.º:33

             Isabelli Xavier dos Santos            N.º:15

             Sara Aguiar da Silva                     N.º:35

             Nailza dos Santos dos Reis          N.º:31

1 Ano G

Sumário

Introdução...................................................................3

Origem........................................................................4

Movimento..................................................................5

Características.............................................................6

Figuras de linguagem..................................................8

Barroco em Portugal..................................................9

Barroco no Brasil......................................................10

Exemplos de artistas Barrocos brasileiros................11

Exemplos de artistas Barrocos portugueses.............12

  • Anexos:

Exemplo de música Barroca.....................................13

Exemplo de literatura Barroca.................................14

Exemplo de pinturas Barroca.................................15

Exemplo de arquitetura Barroca.............................16

Conclusão.................................................................17

Referência bibliográfica............................................18

Introdução

      Primeiramente, nós falaremos sobre Barroco – sua origem, características, seus conceitos – com a finalidade de que o leitor desse trabalho consiga compreender como a arte faz parte do nossa história, mesmo que não tenha nascido aqui, isso faz parte de nós brasileiros.

        Assim, aos poucos a arte estará mais introduzida no nosso cotidiano sem nem mesmo notarmos, passando consecutivamente de geração para geração. Até conseguirmos introduzir a arte novamente em nossa vida, que atualmente consegue estar bem longe de nosso alcance.

Origem

      A arte Barroca emergiu em meados do século XIII, na Itália. Com o comando da igreja católica, que adotou este meio artístico em suas construções e propagou assim a nova onda cultural em diversos países em seu continente. Está dinâmica foi criada após o desenvolvimento Renascimento e ambos seguiam uma ideologia bastante semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.

      O mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A igreja católica estava perdendo muito dos seus seguidores por conta da nova ideologia – de Martin Lutero – com o protestantismo. Ali estabelecia-se então a monarquia – que era uma forma política que o país era comandado por um rei ou imperador.

      As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que atinge o nosso intelectual e emocional.

Movimento

      O movimento Barroco teve seu início Na Itália, no fim do século XVI e início do século XVIII. A partir daí, se difundiu pelos países da Europa até chegar nas colônias através da colonização –como no Brasil-. A palavra “Barroco”, de origem portuguesa, significa uma pedra preciosa imperfeita, com seus formatos irregulares. Barroco é Uma manifestação Literária.

      O Renascimento, a onda artística que antecede a de Barroco, serviu de grande influência para essa nova onda. Havia estourado uma crise por conta o desenvolvimento político, da religião, da modernização da sociedade e de seus conceitos, e principalmente, o da cultura, mas o conflito que ganhava mais audiência era o da fé e da ciência.

      Umas das ideias do fenômeno de Barroco era fazer uma junção dos dois elementos, a fé e a ciência, o primeiro, resgatado pela contrarreforma e o segundo pela modernidade. A partir disso, surgiu uma vertente que se chamava fisionismo. Esse segmento não era nada mais do que a visão misturada dos elementos da duas ideologias.  

      Nas pinturas era comum os ponto de vista medieval e os ideais renascentistas, ou seja, havia a mistura da luz e da sombra nas pinturas, a literatura combinava a mistura dos pensamentos racionais com os irracionais. A imagem das divindades tomavam formas humanas, na mistura entre homem e Deus, a fé e a razão, os seres celestiais nas pinturas se transformaram em homem e mulher.

      Como já percebido que no movimento havia um contraste entre coisas opostas, chamada de culto do contraste. Nele os extremos são colocados em um mesmo lugar e mesma obra, como forma de aproximação do diferentes, como a junção do sagrado e do profano, a juventude e a velhice.

Características

      Todo o pernosticismo presente na arte e literatura Barroca é o reflexo dos conflitos dualistas entre o sagrado e o profano como foi falado anteriormente, o homem (antropocentrista) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.

  • A arte da contrarreforma- A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.

  • Conflito entre corpo e alma- O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia. A influência da Contrarreforma fez com que houvesse oposição entre os ideais de vida eterna em contraposição com a vida terrena e do espírito em contraposição à carne. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após arrojar-se nos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida.
  • O tema da passagem do tempo- O homem barroco assume consciência integral no que se refere à fugacidade da vida humana (efemeridade): o tempo, veloz e avassalador, tudo destrói em sua passagem. Por outro lado, diante das coisas transitórias (instabilidade), surge a contradição: vivê-las, antes que terminem, ou renunciar ao passageiro e entregar-se à eternidade?     
  • Forma tumultuosa- O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória, diplomática. Além disso, a utilização de interrogações revela as incertezas do homem barroco frente ao seu período e a inversão de frases a sua tentativa na conciliação dos elementos opostos.
  • Cultismo- O cultismo caracteriza-se pelo uso de linguagem rebuscada, culta, extravagante, repleta de jogos de palavras e do emprego abusivo de figuras de estilo, como a metáfora e a hipérbole
  • Conceptismo-Já o conceptismo, que ocorre principalmente na prosa, é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, nacionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. A organização da frase obedece a uma ordem rigorosa, com o intuito de convencer e ensinar.

 

     

Figuras de linguagem

As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos. 

  • Metáfora- É uma comparação implícita.
  • Antítese- Reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo. Revela o contraste que o escritor vê em quase tudo.
  • Paradoxo- Corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. Opõe-se ao racionalismo da arte renascentista.
  • Hipérbole- Traduz ideia de grandiosidade, pompa
  • Prosopopeia-  Personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade.

Barroco em Portugal

      O Barroco em Portugal inicia-se durante o período de colonização do Brasil e de diversos conflitos com os holandeses que tentavam conquistar parte do território além-mar. Além disso, o surgimento da União Ibérica, diversas contendas com a Espanha e a Guerra de Restauração, enfraqueciam ainda mais o país, despontando uma grande crise econômica, política e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (335.8 Kb)   docx (416.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com