TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DECORATIVA

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ARTE DECORATIVA

Art Deco

[pic 2][pic 3]


Índice

Introdução………………………………………………………………………2

Art Deco.…………………………………………………………………………3

Origem da expressão……………………………………………………….4

Arquitetura………………………………………………………………………5

William Van Alen………………………………………………………………6

Conclusão..……….………………………………………………………………7

Bibliografia……………………………………………………………………….8


Introdução

Neste trabalho vamos abranger a Art Deco, mais propriamente Arquitetura na Art Deco.

Aqui vamos desenvolver a vida do Arquiteto: William Van Alen.

Iremos desenvolver alguns conteúdos relativos a Arquitetura.


Art Deco

É um movimento artístico internacional que começou na Europa em 1910, conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939. O Art Deco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e o cinema pico da popularidade na Europa foi durante os "loucos anos 1920" e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora, na época, muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, o Art Deco, ao contrário, foi meramente decorativo. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.

Representou a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo, do exotismo e do princípio da obra de arte total herdado do Art nouveau. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração geometrizada nas arquiteturas, esculturas, joias, luminárias e móveis, mesmo quando são feitos com bases simples; o betão armado (concreto) pode ser paramentado de madeira e outros ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim etc. Diferentemente do Art nouveau, o Art deco tem mais simplicidade de estilo.

A origem da expressão “Art deco”

A expressão Art deco provém da Exposição internacional de Artes decorativas e industriais modernas (em francês: Exposition internationale des Arts décoratifs et industriels modernes), que foi organizada em Paris, de Abril a Outubro de 1925. Na amostra, nus femininos, animais e folhagens são apresentados em cores discretas, traços sintéticos e formas estilizadas ou geométricas. Muitas peças exibem marcas de civilizações antigas. É o caso de uma escrivaninha de madeira laqueada, marfim e metal que reproduz um templo asteca.

Arquitetura

De forma geral, a arquitetura art deco representa uma certa tendência de passagem entre a arquitetura produzida pelos estilos art nouveau e ecletismo e o modernismo. Assim, observam-se elementos de avanço de estilo, com certos comedimentos em relação aos estilos predecessores. Observa-se, por exemplo, uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação, ainda que houvesse ornamentações pontuais e com materiais que representassem modernidade e que os volumes seguissem a composição tripartite clássica - embasamento, corpo principal e coroamento.

O art deco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da perceção, o edifício mais alto. Os volumes arquitetónicos são também marcados pelo escalonamento, pela transposição da ideia do zigurate, aproximação de formas aerodinâmicas.

Como relação ao passado, a art deco faz uso intenso de ornamentação, mas que, é feita com materiais nobres e modernos para sua época. Os motivos, em grande parte são geométricos ou com elementos de povos pré-colombianos, como os maias.

Existem duas principais vertentes do art deco dentro da arquitetura: o estilo usado em Miami e o estilo usado em Nova Iorque e Chicago. O estilo de Miami é marcado por formas mais puras e pouca ornamentação. O outro estilo é marcado fortemente por uma rica ornamentação e o uso de elementos metálicos. Como exemplos, temos, em Nova Iorque, o Empire State Building e o Chrysler Building, além de diversos edifícios de baixo gabarito em Miami.

[pic 4]Empire State Building                        [pic 5] Chrysler Building

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (279.2 Kb)   docx (915 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com