TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE NA EDUCAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO

Artigos Científicos: A ARTE NA EDUCAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  9.796 Palavras (40 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 40

RESUMO

Através das artes temos a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradições e crenças. A arte, como uma linguagem presentacional dos sentidos, transmite significados que não podem ser transmitidos através de nenhum outro tipo de linguagem, tais como as linguagens discursivas e científicas. Não podemos entender a cultura de um país sem conhecer sua arte. Ao falarmos de arte e educação, não advogamos que a arte deva estar atrelada à educação. A arte cumpre sua função educativa por sua própria forma de expressão. Embora não se pretenda que todos os alunos se transformem em artistas, as próprias atividades em que se envolvem os faz repensar sua existência no mundo. É através deste trabalho que iremos explanar a relevância da incorporação da arte na educação para a transformação do educando em um cidadão consciente e crítico.

PALAVRAS-CHAVE: arte; cultura de um país; transformação; consciente e crítico.

ABSTRACT

Through the arts we have the symbolic representation of the spiritual, emotional, and intellectual and materials that characterize the society or the social group, their way of life, its system of values, traditions and beliefs. Art, as a language presentacional of the senses, conveys meanings that cannot be transmitted through any other kind of language, such as the discursive and scientific languages. We cannot understand the culture of a country without knowing his art. To talk about art and education, not advising that art should be attached to education. Art meets their educational function by its own form of expression. Although it is intended that all students become artists, their own activities which involve makes them rethink their existence in the world. It is through this work that we will explain the relevance of the incorporation of art education for the transformation of the learner in conscious and critical citizens.

Keywords for this page: art; culture of a country; transformation; conscious and critical.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 09

CAPITULO I - ARTE NA COSNTRUÇÃO DA CIDADANIA 21

1.1 Iniciando a discussão 21

1.2 A Artes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 22

1.3 A Arte e os percursores da Escola Infantil 23

1.4 A Arte e os Paramentros Curriculares Nacionais 29

CAPITULO II - ARTE - CONSTRUÇÃO 32

2.1 A Arte e a Construção do Conhecimento 32

2.2 A Superação da Mera Transmissão de Conhecimento 33

CAPITULO III - A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA FORMAÇÃO HUMANA 37

3.1 Construindo suas Concepções e valores 37

CAPITULO IV - A ARTE E O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS 44

4.1 O Educador quanto seus conhecimentos 44

4.2 Artes como Natureza 45

4.3 Desenho 46

4.4 Ateliê 48

4.5 Teatro 49

4.6 Musica 51

CONCLUSÃO 53

REFERÊNCIAS 55

INTRODUÇÃO

A Arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.

Ao longo da vida, o ser humano é inundado por conhecimentos pré-fabricados, como “receitas de bolo”, transmitidos de maneira hermética. Todos os instrumentos de uma vida prática parecem imunes às livres reproduções de valores, ideias e ideais. Havendo apenas uma repetição, não há espaço para os sonhos, fantasias e experimentação. Não sobra lugar para criar, ocasionando uma transmissão de respostas prontas e conservadas. Sem a oportunidade de realizar algo novo, que exprima simplesmente o que nós realmente somos, há o contínuo exercício das respostas determinadas e acabadas. O ato criador é renegado, abandonado e esta postura repetitiva cerceia a capacidade criadora, reflexiva e sensorial.

A pesquisa intitulada “A importância da Arte na construção da cidadania”, busca analisar a vivência da arte na escola, e sua influência no desempenho conceitual, atitudinal e procedimental dos alunos que praticam alguma forma de arte no cotidiano escolar, considerando sua interferência no processo de aprendizagem e de construção da cidadania.

A criança, ao chegar à escola, está moldada por valores transmitidos pela família e pelo meio cultural em que vive. Partindo deste pressuposto, o educador deve estar capacitado a trabalhar com o aluno que, influenciado por esses meios no qual vive, apresenta valores culturais, morais e religiosos, próprios. A sala de aula torna-se então, o espaço pedagógico privilegiado onde impera a diversidade, a pluralidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com