TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ALTERAÇÃO METABÓLICA

Por:   •  15/9/2022  •  Resenha  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

                     ATIVIDADE ALTERAÇÃO METABÓLICA

                                           (BIOQUÍMICA)

                                                                     Gabryelly Evelin Dos Santos Passos                                    

                                                                                                           01542116

                                                                                                    Enfermagem

 

O Que é e Como Atua Uma Enzima?

As enzimas são moléculas biológicas que atuam como catalisadores de reações bioquímicas que ocorrem em todas as células e correspondem ao principal regulador de qualquer processo metabólico, todas as enzimas, com algumas exceções, as proteínas são formadas a partir de aminoácidos, cuja a composição determina a estrutura tridimensional dessas biomoléculas, e essa estrutura tridimensional adquirida pela enzima depende das interações intramoleculares que ocorrem entre os grupos R dos aminoácidos que as compõem e está diretamente ligada à sua função na célula. A ação das enzimas é caracterizada pela formação de um complexo que representa o estado de transição. O substrato liga-se à enzima através de muitas interações, como ligações de hidrogênio, eletrostática, hidrofobicidade, etc., em um sítio ativo definido. Este sítio é apenas uma pequena parte ou espaço da enzima, formado por uma série de aminoácidos que interagem com o substrato

     

                          Como é feito o controle de sua atividade?

A atividade de uma enzima é influenciada por muitos fatores, sendo os principais a temperatura e o pH. A temperatura geralmente desempenha um papel positivo nas reações químicas, aumentando a velocidade das reações enzimáticas. No entanto, quando a temperatura excede a condição ideal, a velocidade da reação cai significativamente por causa da desnaturação observada da proteína. A maioria das enzimas humanas tem uma temperatura ótima entre 35 e 0ºC. Além da temperatura, o pH também afeta a atividade enzimática e também tem um valor ótimo. Para a maioria das enzimas, o valor de pH ideal está entre 6 e 8.

                    O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?  

A inibição enzimática é uma redução na velocidade de uma reação enzimática causada por uma molécula,as moléculas que causam essa atividade inibitória são chamadas de inibidores e podem ser componentes da própria célula ou substâncias estranhas. A inibição enzimática se classifica em irreversível e reversível. Atuam como catalisadores, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas. A enzima então participa da formação e quebra das ligações necessárias para converter o substrato em um produto e retornar ao seu estado original quando a reação estiver completa.

      Explique como uma modificação genética pode influenciar a atividade enzimática?

A atividade enzimática pode ser afetada por muitos fatores, como temperatura, pH e concentração. As enzimas funcionam melhor dentro de faixas específicas de pH e temperatura, e condições abaixo do ideal podem impedir que a enzima se ligue ao substrato.                                                                                

   Temperatura: De acordo com o comportamento das reações químicas, a taxa de atividade enzimática aumenta com o aumento da temperatura, no entanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após uma certa temperatura a velocidade diminui rapidamente mesmo com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque a estrutura tridimensional das enzimas é interrompida, o que as impede de formar complexos enzima-substrato. Pode-se dizer que a taxa de reação aumenta ou diminui por um fator de 2 para cada mudança de 10°C na faixa de 10° a 70.   pH: Como no caso da temperatura, existe um valor de operação ótimo, que então diminui rapidamente.  

  Tempo: A atividade enzimática é diretamente influenciada pelo tempo, quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos ela produzirá, desde que o substrato esteja presente.

                             Doença da Pompe

A Doença de Pompe (DP) é uma doença genética, causada pela deficiência da enzima alfa-glicosadas ácida (GAA), levando a acúmulo progressivo de glicogênio dentro dos lisossomos, com sintomas de fraqueza muscular, deterioração da função respiratória e morte prematura. Nesta doença ocorre o acumulo de uma substância chamada glicogênio, que danifica a função celular e compromete as funções os tecidos atingidos (em especial os músculos, inclusive o coração e o fígado).  Também trata-se de na doença genética, de erros inatos do metabolismo, transmitia de forma hereditária por meio de mutação autossômica recessiva.  Pode ser classificada em:

• Doença de Pompe precoce (DPIO): ocorre antes dos 12 meses de idade, retardo motor, hipotonia, insuficiência respiratória e hipertrofia cardíaca. Tem uma alta taxa de mortalidade.

 • Doença de Pompe de início tardio (LOPD): Apresenta-se em várias idades, desde a primeira década até a sétima década de vida, com fraqueza muscular e insuficiência respiratória, podendo levar à hipóxia e mobilidade reduzida.

Na forma infantil, o paciente manifesta fraqueza muscular, flacidez, fraqueza respiratória, coração e fígado aumentados e problemas no desenvolvimento psicomotor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com