TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Obra Barroca

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

História da Arte: da Pré-História ao Barroco

ATIVIDADE: ANÁLISE DA OBRA BARROCA: O TETO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE OURO PRETO

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto, Brasil, construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó.

EndereçoOuro Preto - MG,

Inauguração1771

Estilos arquitetônicosRococó, Arquitetura barroca

[pic 1]

Fonte: https://atravessandofronteiras.com.br/igreja-sao-francisco-de-assis-ouro-preto/

Nesta Obra, podemos observar claramente várias características da Arte Barroca.

A preocupação com a luz, que contrasta zonas profundamente iluminadas, com zonas totalmente escuras, que enfatiza o jogo de luzes e sombra. Que enriquecem a pintura, com tantos detalhes, com fortes contrastes.

Os contrastes entre as cores, sombras e luzes, nos da a ilusão que o céu realmente estava se abrindo, no teto da igreja, diante os fiéis. E que no topo central, Nossa Senhora descia vindo ao encontro, com uma luz intensa ao seu redor.

A dramaticidade é nítida na obra, observamos o exagero na escolha das cenas, no seu momento de maior intensidade dramática, nos leva a uma ilusão de ser algo real, que estava acontecendo ali diante dos olhos dos Fiéis.

A sensação de Movimento está evidente, desde a impressão do teto da igreja, estar se abrindo.

O Medalhão Central, nos mostra a Assunção de Virgem Maria, com a movimentação dos anjos ao redor, tocando uma orquestra, mostrando sentimento de que o céu esta em festa.[pic 2]

A composição diagonal transmite movimentos, o jogo de diagonais, que conduzem o olhar de quem observa para o assunto principal, ou seja, um dos cantos da imagem. Pode estar na vertical ou horizontal.

Podemos observar anjos de vários tamanhos e formas, variadas posições, de perfil, inclinados, deitados, flexionados e ajoelhados. Uso de efeitos visuais e decorativos, com curvas, contracurvas, colunas retorcidas.

Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/65/Mestre_Ata%C3%ADde_-_Glorifica%C3%A7%C3%A3o_de_Nossa_Senhora_-_Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_2.jpg

[pic 3]

Fonte: http://passeioseviagem.blogspot.com/2016/08/ouro-preto.html

Nesta Obra existem Colunas levemente inclinadas, que servem para dar a impressão do teto da igreja ser elevado. Também encontramos Colunas torsas, que servem de decoração.

A pintura Barroca, nos mostra muitos detalhes, tanto na pintura, na iluminação, nos detalhes dos desenhos, mostrando sentimento e movimento, levando a pessoa que vê, a ilusão de algo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (475.6 Kb)   docx (385 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com