TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Barroca

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Arte Barroca

Surgiu em meados do século XVIII, na Itália. Foi criado depois do desenvolvimento renascentista, que valorizavam elementos antigos.

        A arte barroca possui, a arte plástica, música e literatura, onde cada uma delas estuda a maneira de “expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé”. 

 Movimento Barroco No Brasil

O barroco brasileiro teve início na Bahia, pela influência dos portugueses, onde teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

        A arte barroca no Brasil, foi usada nas construções.

Arte Linear e Pictórica

Linear

A arte linear valoriza as linhas, possui uma alvo central, tornado assim a imagem plana sem dar aquela sensação de movimento.[pic 1]

  • É uma pintura linear.
  • Pois podemos observa que é uma imagem possui um centro, a imagem está voltada para vênus.
  • Valoriza as linhas.
  • Podemos observa também, que não a aparecia de movimento.

Pictórico

As artes pictóricas elas desvalorizam as linhas, focando mais na aparência e na profundidade, e assim tornando a imagem mais realista. [pic 2]

  • Imagem pictórica, pois podemos observa que na imagem está desvalorizando os traços, as linhas.

A imagem representa uma obra de movimento.

  • Profundidade, pois a mesa está mais distante e as pessoa parecem estar na frente da mesa. Tornando assim a imagem realista.
  • Unidade, porque cada pessoa estão em lugares diferentes, mas com o mesmo propósito.
  • Clareza relativa, pois mostra a realidade do fato que está sendo ocorrido.

Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho

Nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto em Minas Gerais. Foi um escultor, suas obras misturam diversas obras barrocas.

Uma de suas obras mais significativas é “Os Doze Profetas”, entalhadas em pedra-sabão, concentram-se no terraço do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas. Outra obra-prima de sua autoria é a “Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência” que foi concluída em 1794, levando mais de vinte anos pra ficar pronta.

Padre Antônio Vieira

Foi um orador, filósofo, escritor e um dos missionários enviados para a catequização dos índios. Responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. 

Gregório de Matos

Nasceu na Bahia, foi o maior poeta do barroco brasileiro. Suas obras reúne cerca de 700 textos, onde no movimento barroco, reuniu se pitorescos jogos de palavras, variedade de rimas, além de uma linguagem popular e termos da língua tupi e outras línguas africanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com