TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Gótica

Por:   •  30/4/2015  •  Artigo  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 8

A Arte Gótica 1

O termo gótico foi criado para a arquitetura onde suas característiscas podem ser mais facilmente reconhecidas. Nasceu na França espalhando-se por toda a Europa fundindo-se aos estilos regionais de cada país.

Arte gótica-sinônimo de arte medieval.

A arquitetura gótica é ousada e marca o apogeu de um período entre 1395 e 1453.

Surger, abade frances movido pela necessidade de perfeição e harmonia criou o estilo gótico baseado na geometria e na luz. Segundo ele a harmonia é a perfeita relação das partes em termos de proporções matemáticas pois determina as leis da criação do universo.

Iniciou seu projeto com a reconstrução da igreja de Saint Denis em Paris criando um novo espaço a partir da combinação entre os elementos arquitetônicos. O interior da igreja é constituído por arcos ogivais e colunas que sustentam a abóbada terminada em nervuras. A entrada de luz através dos vitrais cria um jogo místico de luzes e de cores.

Entre os séculos XV e XVI os italianos entusiasmados pela Antiguidade consideraram a Idade Média como uma época bárbara cuja principal criação era um estilo caracterizado pelo arco em ogiva.

Na França a criação de cidades favorecidas pelos reis modificou a estrutura da sociedade dando origem a arte gótica. A catedral tornou-se o centro da cidade onde eram realizadas a maior parte das atividades comunitárias.

Durante a construcão das igrejas os habitantes de cidades francesas transportavam pedras para o local que representava tanto uma contribuição religiosa quanto cívica. Cada cidade queria construir uma catedral maior do que a outra.

O fato de as cidades terem escolhido a catedral como seu principal monumento expressa um ato de fé do povo medieval.

A verticalidade das igrejas somada ao jogo de luzes simboliza o fervor religioso. Nenhum outro estilo exprimiu a exaltação mística com tanta perfeição.

A arquitetura gótica pode ser definida como um sistema de abóbadas e de suportes que recebiam o peso esmagador de abóbodas, cuja estabilidade era assegurada por um equilíbrio de forças.

O gótico francês, no auge de seu esplendor suprimiu as paredes como elementos de estrutura de construção utilizando ao invés destas grandes vitrais para permitir a entrada de luz.

Os grandes espaços góticos não correspondiam a uma utilidade prática, mas tinham como objetivo criar um clima espiritual e uma plenitude da alma.

As relações das catedrais com o espaço estão em oposição com as concepções arquitetônicas gregas, tal como o cristianismo místico da época se opõe `a religião racional dos gregos. O templo grego está ligado `a terra e constitui um todo com ela; a catedral gótica eleva-se para o céu como uma oração. A massa do Paternon é bem definida a catedral é menos delimitada. O Paternon em seu conjunto e detalhes é regido pelo pensamento do homem; a catedral gótica, tal como a filosofia medieval exprime o intangível e transcende o homem em sua procura do além.

A escultura gótica é sacra e para compreendê-la exige-se um certo conhecimento das concepções medievais. Possuíam uma função e pretendiam ilustrar e dignificar os ensinamentos da igreja.

Vincent de Beauvais divide os conhecimentos medievais em quatro categorias: os espelhos da natureza, a instrução, a moral e a história.

O escultor podia representar plantas e animais, figuras que simbolizassem a música, a astronomia, a geometria e a filosofia, ou então as sete virtudes teológicas e os sete pecados mortais. As esculturas e objetos góticos podem ser interpretados de tres maneiras diferentes como uma descrição, uma composição e um símbolo. A iconografia impunha ao artista regras que deviam ser respeitadas para a representação de qualquer figura. Assim, Deus, anjos e apóstolos estão sempre descalços; outros personagens estão calçados.

Uma haste com folhas representa uma árvore e significa que a cena se desenrola na terra. Uma tôrre com uma porta indica uma cidade, um anjo sobre uma tôrre indica Jerusalém Celeste, a auréola indica santidade e a cruz divindade. O lugar ocupado por cada personagem também possui significado. Cristo encontra-se geralmente ao centro, figuras que se apresentam à direita de Cristo representam uma honra maior do que estar à sua esquerda. Certos números possuem um significado simbólico, o tres associado à Trindade, implica valores espirituais. O quatro exprime elementos fundamentais do mundo( os quatro elementos fogo, terra, água e ar). A soma dos dois números é o sete e corresponde à humanidade traduzindo a dualidade do homem que é parcialmente terrestre e parcialmente espiritual. O número doze, o produto de tres e quatro explica a escolha dos doze apóstolos, doze profetas. Pensava-se que as criaturas tinham um significado oculto. Ex: a serpente de bronze que Moisés criou no deserto para libertar os israelitas das serpentes é uma imagem de Cristo na cruz para expiar os pecados do mundo.

Apesar de as esculturas góticas tornarem-se mais plásticas conforme a evolução do estilo, a idealização predominava.

As esculturas dos portais da catedral de Chartres assemelham-se a colunas em seu movimento alongado proporcionado também pelas vestes alongadas.

A escultura gótica atinge seu apogeu nas catedrais de Amiens e Reins.

O Belo Deus de Amiens- pode-se estabelecer uma comparação entre esta e as esculturas do Paternon. Ambas são a perfeita encarnação das concepções filosóficas da época. No entanto enquanto a maior parte das esculturas gregas estão nuas, as góticas estão vestidas. Isto porque na Idade Média o corpo foi progressivamente sendo identificado com o mal. As mortificações da carne serviam ao espírito (jejum, flagelação eram as penitências da época).

A arte grega ao contrário exaltava e idealizava o corpo que estava ligado à natureza.

A exuberância gótica exterioriza-se também em representações de certos animais fantásticos que representam superstições populares.

Difusão da arte gótica

A França foi o centro da arte gótica , mas o gótico francês irradiou-se em várias direções.

A Itália possui influência do estlo frances sendo porém mais austero. Ao contrário dos franceses os italianos possuíam clara preferência pelas linhas horizontais.

As catedrais alemãs possuem características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com