TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Urbana

Por:   •  27/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos conhecer sobre a arte urbana, que está presente nos cotidianos das pessoas moradoras dos centros urbanos, como a cidade de São Paulo. É importante o conhecimento dos movimentos artísticos principalmente aqueles que sempre vemos na sociedade urbana que vivemos.

DESENVOLVIMENTO

A arte urbana engloba todo o tipo de arte expressada na rua e normalmente descreve o trabalho de pessoas que desenvolveram um modo de expressão artística mediante o uso de diversas técnicas alternativas.

A principal proposição da arte urbana é sair dos lugares destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e propor maior visibilidade a arte cotidiana, espalhada nas ruas.

A arte urbana comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas ao mesmo tempo em que cumpre um propósito estético de intervenção urbana. Os principais exemplos são as pinturas e o grafite.

GRAFITE

O grafite surgiu em Nova Iorque, no final da década de 1960, em uma área marginalizada no bairro do Bronx.  Foi originado nos metrôs da cidade à medida que as pessoas escreviam seus nomes. A subcultura do grafite existe há décadas e continua forte.

Considera-se grafite inscrições caligrafadas e desenhos que são rabiscados, riscados ou pichados em uma parede ou em outra superfície em um espaço público. O grafite pode ser constituído por simples palavras inscritas ou por pinturas elaboradas feitas em paredes: costuma ser uma arte bem pensada que critica a sociedade contemporânea. Ele está presente em diversos locais, como nas ruas das cidades, nos corredores de colégios, nas capas de álbuns lançados por artistas rap, nas laterais de prédios, nos ônibus, nas roupas, etc. 

Porém existe um grande preconceito da sociedade sobre esse estilo artístico devido à falta de conhecimento, pois muitos não sabem diferenciar grafite de pichação, criminalizando toda e qualquer expressão em lugares públicos.

A principal diferença entre as duas é que o grafite é permitido em lugares demarcados e a pichação não, assim é considerada poluição visual, mesmo que a expressão seja feita com perfeição e sem xingamentos.

APRESENTAÇÃO

A apresentação é uma das outras formas de arte urbana, que consiste em apresentações teatrais, musicais e circenses feitos na rua. Durante os domingos na Paulista, centro de São Paulo, esse tipo de arte urbana é muito comum.

INSTALAÇÃO

A instalação é qualquer tipo de objeto inserido no meio urbano, com intuito de chamar atenção ao público para fazer alguma critica social.

AUTOCOLANTES

Também conhecido como “sticker art”, ele utiliza a aplicação de adesivos com forma de manifestação artística. Elas podem ser impressas e são fáceis de serem coladas, isso faz com esta arte seja bastante popular.

ESTÁTUAS VIVAS

É uma manifestação artística com o público principal sendo os turistas daquele lugar, sua forma de entretenimento é o uso do corpo e estão caracterizados, permanecendo estáticos durante muito tempo.

WHEATPASTE

É uma técnica que os artistas de rua usam para colocar imagens detalhadas rapidamente. Pode fazer cartazes, desenhos e pinturas em papel que podem ser coladas nas ruas. Esta técnica é rápida, fácil, eficaz e barata. É por isso que artistas de todo o mundo usam este método para apresentar ou promover o seu trabalho e ideias.

INTERVENÇÃO DE ARTE

Esta forma de arte de rua é usada para provocar uma mudança no sistema existente. É um processo de intervenção com obras de arte já existentes, com as pessoas ou com uma área específica. As pessoas também usam intervenções para protestar contra as obras de arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (516.8 Kb)   docx (969.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com