TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Civilização Maia

Por:   •  17/8/2016  •  Monografia  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 2
  • A arte da Civilização Maia
    A arte dos Maias, como acontece com todas as civilizações, é um reflexo do seu estilo de vida, cultura e religiosidade. A arte Maia era composta de demarcações e pintura sobre papel e argila, esculturas em madeira e pedra, barro e modelos de estuque, e estatuetas em moldes de terracota. Desenvolveram também um processo técnico de trabalhar metais, mas como os recursos eram escassos, eles só criaram ornamentos como joias, colares, brincos, pulseiras entre outros enfeites.
  • Arquitetura, Pintura e Escultura
    Esculturas, arquitetura e pintura na cultura Maia, quase sempre eram encomendas dos grandes reis, para serem lembrados e deixarem sua marca na história.
    A pintura maia teve grande destaque com a produção de vasos em cerâmica e diversos murais, os quais adornavam as paredes dos palácios e dos templos. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.
    Já na escultura é notório o estilo naturalista, que produziam diversas figuras humanas bem como aquelas relacionadas aos símbolos religiosos. A arte da escultura maia tinha a finalidade de embelezar os locais, de forma que adornava os templos e os palácios. Os materiais mais utilizados para a produção dessa arte eram as pedras, gesso e madeira. Contudo a arte que mais se destaca na cultura Maia é sua sofisticada arquitetura, imensos palácios, templos, pirâmides e cidades, construídas através de sofisticados cálculos matemáticos, sem o uso de metalurgia ou animais de carga nem mesmo a roda, foram capazes de notáveis avanças na área da arquitetura.
  • A arte da civilização Maia é um tema muito pouco discutido e que não dispõem de muitos materiais de pesquisa. A proposta de apresentar a cultura dessa civilização através de sua arte é uma forma de compreender toda sua curiosa e mística história. Para isso o trabalho está sendo desenvolvido através das ideias de Paul Grendrop, que escreveu o livro A Civilização Maia, utilizando também fontes de documentários sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com