TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Artes, Criatividade e Recreação.

Fabiana Jordão Nobrega RA: 6929431706

Joyce dos Santos Freitas RA: 6500247807

Luzivane Alves Silva Viana RA: 6570106092

Márcia Lima de Menezes RA: 6505278519

Sandra Maria da Silva RA 7125493607

Viviane Cristina da Silva Costa RA: 6953482732

                                                                                   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Artes, Criatividade e Recreação”, sobre orientação do professor-tutor à distância Noemi Maria C. Oliveira.

Taguatinga

2015

INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos como a criança quando estimulada e ensinada desde pequena, pode desenvolver habilidades artesanais, culturais e intelectuais quando adolescente ou adulto. A disciplina de artes se fazer importante na educação para que desde cedo, a criança possa ter contato com conhecimentos, conceitos e técnicas que servirão de base para uma formação rica em conhecimentos, que colaboraram para o enriquecimento e valorização existência enquanto cidadão no mundo.

PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DA CRIANÇA

A partir dos relatos vividos no período escolar, de cada componente do grupo, podemos ver que um grande número de acontecimentos foram iguais para todos do grupo, que era as aulas de artes onde havia mais pratica de desenho e pintura e pouca ou quase nenhuma explicação, conceitos ou demonstração de técnicas, nesse período era trabalhado apenas a coordenação motora e quando havia alguma mudança, essa se fazia com a elaboração de algumas brincadeiras de roda acompanhadas de cantigas e musicas.

Nossa companheira de grupo Viviane, lembra-se de executar trabalhos com massinhas e argilas, de onde acredita ter sido a base de seu interesse para desenvolver habilidades com as mãos, e na vida adulta veio facilitar a confecção bonecas e lembranças para festas. Viviane conta que tal descoberta de se trabalhar com as mãos se devem a professora da 3ª e 4ª série que lhe mostrou técnicas de manuseios e texturas que não conhecia.

Para nossa companheira de grupo Márcia, outra aula marcante, foi quando proposto fazer uma escultura em uma barra de sabão, onde achou a técnica bem interessante.

   [pic 2]  [pic 3]

Já nossas companheiras Sandra, Joyce, Luzivane e Fabiana relatam que, em suas infâncias as aulas de artes eram quase sempre da mesma forma, onde só pintavam e desenhavam, e quase havia algum tempo de sobra, era utilizado então para a parte recreativa.

Podemos notar com nossas experiências, que em nossas épocas de estudos não se havia uma proposta adequada de se trabalhar artes, brincadeiras e recreação com as crianças, o que, porém vem mudando graças a constantes buscas pela reformulação da forma de se ensinar nossas crianças, independente da disciplina a ser trabalhada.

“Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?”.

Começamos pelo primeiro pilar que são as artes visuais do qual é de suma importância na vida da criança, pois através da arte a criança tem uma visão ampla sobre a cultura que a cerca fazendo com que desenvolva seus conhecimentos proporcionando uma gama de leitura e compreensão de sua família sobre o mundo e sua cultura. Com o exemplo a criança se torna influenciada por meios das TVs, livros, revistas, obras de arte; tornando-se ima linguagem que tem estruturas e características, pois a imagem visual está em nosso cotidiano e é muito marcante, tornando-se a melhor forma de adquirir conhecimentos e onde desenvolve e aprende espontaneamente. “Com a música e a dança a criança entende seu corpo, desenvolve relações com as outras crianças e com adultos, domina espaço” (BUITONI, 2006, p. 29).

A linguagem corporal leva as crianças a descobrirem o simples e o natural das suas expressões e de seus gestos que os contagiam por meio musica e da dança. Portanto caminham juntas e são de fundamental importância, pois criam saberes e trocas de experiências facilitando seu autoconhecimento, elevando sua autoestima do qual se resulta em um dos momentos mais preciosos tornando a linguagem corporal a base de suma importância.

Teatro e jogo dramático são linguagens onde possibilita as crianças a vivenciarem situações que desenvolvem uma expressão ampla do que foi passado como por meio de gestos, esperar, reconhecer, refletir-se na própria ação e de seu grupo também o jogo está em constante movimento onde a teoria e pratica são fundamentais para este trabalho. Onde sua linguagem trabalha na capacidade de adaptação a situações, organização de ideias, emoções e fatos com o real e a fantasia, concentração, socialização, sentido estético e critico criatividade, ritmo, equilíbrio, coordenação e movimento. Pois com tudo as crianças aprenderam para a formação de futuros cidadãos da sociedade.

Plano de aula

•        Conteúdo artes visuais

Objetivos gerais:

•        Conhecer uma pintura

•          Expressar por meio de desenho e pintura, como brinquedos que os alunos mais gostam.

Objetivos específicos:

•        Desenvolver o senso crítico, analisar uma obra de arte vinculada a linguagem visual e movimento.

Metodologia:

•        Receber os alunos com alegria e cantar músicas alegres, levar para as crianças uma imagem de um quadro de Tarsila do Amaral. A boneca 1928 contar para eles a história de Tarsila do Amaral, a importância da artista no contexto histórico brasileiro e suas obras. Perguntar para as crianças quais as brincadeiras e os brinquedos que eles mais gostam de brincar, perguntar se eles sabem quais eram os brinquedos que os avós e os pais costumavam brincar. Explorar com os alunos brinquedos antigos na forma de uma pequena exposição. Depois peça aos alunos que apreciem a pintura A boneca de Tarsila, perguntem o que eles conseguem perceber, como característica, cores e etc. Depois peça aos alunos que façam uma pintura com as cores que eles identificaram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (677.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com