TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca Fracassada

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

O Grande Gatsby: a busca fracassada do sonho americano

Publicado em 1925 e grande obra do americano Francis Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”, (The Great Gatsby, título original em inglês) se tornou com clássico atemporal, ganhou versões para o cinema, e agora ganha nova edição pelo selo Penguim Clássicos, da Companhia das Letras, com tradução de Vanessa Bárbara.

Em seu enredo, o Grande Gatsby retrata a sociedade de 1920, quando a classe média americana ostentava carros, jóias e relacionamentos superficiais para manter a boa imagem em eventos da alta sociedade, regados a luxo e bebidas.

É neste tipo de ambiente que estão inseridos os personagens da trama. O protagonista, Jay Gatsby, é um homem reconhecido pela sua generosidade e riqueza, e está sempre abrindo as portas de sua mansão em Nova York para grandes festas.

Apesar de sua boa condição financeira, Gatsby é um homem triste, com o único objetivo de conquistar novamente o amor de sua ex-namorada Daisy. É neste ponto que Gatsby ganha a simpatia do leitor, que se comove com sua cruzada amorosa fadada ao fracasso.

A narração da história fica por conta de Nick Carraway, um aristocrata decadente que trabalha como corretor de títulos de valores na metrópole americana e que convive com sua prima, a Daisy, casada com o também aristocrata Tom Buchanan.

Apesar de Nick não ser exatamente um personagem importante para o desenvolvimento da trama, é um observador dos fatos ao seu redor. É a partir do seu gosto de vista que Fitzgerald traça o psicologismo de seus personagens e que tomamos conhecimento da trajetória de Gatsby.

O drama que prende a atenção dos leitores é centrado no conflito entre o dinheiro, o romantismo e a busca do sonho americano – a oposição entre riqueza e amor, típica das obras de Fitzgerald, adiciona um tom ainda mais ácido neste livro.

Ao mesmo tempo, a alternância entre festas luxuosas e conflitos passionais dão um ritmo elétrico à narrativa, que se estende até as últimas páginas do romance.

Mesmo sendo uma obra se quase um século, sua trama se mostra atemporal e suas críticas ainda se aplicam a sociedade contemporânea. Este é o grande mérito que torna “O Grande Gatsby” obrigatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com