TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA EM DESENVOLVIMENTO E OS MEIOS PARA SUA PRESERVAÇÃO

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

A CULTURA EM DESENVOLVIMENTO E OS MEIOS PARA SUA PRESERVAÇÃO

Resumo

Este texto tem o intuito de expor a necessidade da manutenção da cultura, seus bens materiais e imateriais. Também trará exemplos dos referidos bens presentes na cidade de Indaiatuba com o âmbito escolar, o desenvolver de atividades relevantes para manutenção cultural e como o espaço escolar tornou-se amplo e receptível a atividades de manutenção da cultura.

Palavras-Chave: Cultura Material e Imaterial, Escola, Educação, Preservação.

1. INTRODUÇÃO

A sociedade em que vivemos não é algo novo, a mesma possui uma trajetória desde os tempos mais remotos do desenvolvimento até os dias de hoje, e, dessa forma, a nossa sociedade passou por inúmeras transformações, inclusive culturais.

Há quem defenda que os anos de diferença das gerações tem se encurtado, sendo que tal mudança tem ocorrido com maior frequência e de forma mais rápida, deixando dessa forma, uma bagagem cultural não mencionada ou mesmo registrada sendo esta viva apenas na memória de cada individuo.

Tendo como base que a sociedade é formada por indivíduos com diversas percepções, é quase impossível converter e relatar toda a experiência cultural de cada ser em um compilado técnico de registros visando a preservação da cultura de uma sociedade, local ou região. Pensando por este lado a tecnologia tem sido instrumento preciso na obtenção e registro de memórias e bens culturais, para que os mesmos não se percam no tempo.

Porém, antes de tudo devemos aqui elencar e conceituar o objeto que se busca preservar, a cultura em sua forma material e imaterial.

2. A CULTURA EM DESENVOLVIMENTO E OS MEIOS PARA SUA PRESERVAÇÃO

A cultura de uma forma geral pode ser divida em duas modalidades, sendo essas a cultura material e a imaterial. A primeira como própria já se define, sendo esta a materialização de uma cultura de um povo, passado ou presente, que viveu em determinado local. Essa cultura possui um grane aliado que é justamente a sua materialização, sendo menos prejudicada pelo tempo, se a mesma for preservada de forma correta. A segunda modalidade, conceituada como cultura imaterial já possui mais risco de se perder ao tempo, e, por isso, tem sido alvo de catálogo pelo brasil a fora, para que o tempo não seja agente de seu fim.

No Brasil o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é o órgão designado ao catálogo e manutenção dos bens culturais materiais e imateriais.

Podemos chamar de bens culturais materiais toda e qualquer produção material visando a expressão de uma cultura sendo urbano ou rural, moderno ou antigo, e podem ser divididos em móveis e imóveis.

Já os bens culturais imateriais são todos os relacionados a praticas de um povo ou região, e que tal pratica simboliza os costumes e crenças dos mesmos, e ainda, costumes e ritos cotidianos da sociedade.

A região de Indaiatuba, centro dos estudos desse texto, possui vários bens culturais materiais, visto que a cidade nasceu da politica de incentivo do governo português de no sec XVIII gerar novos centros de produção de açúcar.

Por ser fruto de tal politica, Indaiatuba sempre possuiu suntuosas construções e, como exemplo, podemos citar, A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária e sua arquitetura barroca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com