TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE

Por:   •  31/10/2018  •  Artigo  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                                                                     [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE – GEAM

Projeto de Pesquisa: Relações entre Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Amazônia Paraense

Discente: Jéssica de Cassia Silva Pinon

Formação: Licenciatura em Ciências Biológicas____________________________________________________________

Área de atuação: _______________________________________________________

Polo Pertencente: Castanhal ___________________________________________________

Município: Bragança____________________________________________________________

Zona Rural (   ) Zona Urbana ( x  )

QUESTIONÁRIO

  1. Como você explica a relação entre educação, pobreza e desigualdades sociais? 

Comentários livres:

Em meu entendimento, para quem vive em uma condição de pobreza, a educação é uma das poucas alternativas que se tem para que se possa vencer na vida, conseguir boas condições e assim, a medida em que a condição de vida melhora, as desigualdades vão ficando menores.

  1. O Programa Bolsa Família é importante para o combate à pobreza? Justifique.

( x  ) Sim     (   ) Não     (   ) Não sabe informar

Comentários livres:

Considero o programa bolsa família muito relevante ao movimento de combate contra a pobreza, uma vez que o auxílio financeiro promovido pelo programa, se faz como fonte de renda primordial nos lares de famílias carentes de nosso país, e contribuindo consequentemente para o combate a pobreza.

  1. O Programa Bolsa Família contribui para a permanência do estudante na escola? Justifique.

( x  ) Sim     (   ) Não     (   ) Não sabe informar

Comentários livres: Embora alguns artigos relatam que a exigência da frequência escolar pelo pbf não é garantia da permanência do aluno na escola, eu ainda defendo que sim! Acredito que o programa contribui para a permanência do aluno, atuando como um estimulante por muitas vezes, mas além disso acredito que o programa gera mais condições a esse aluno de frequentar as aulas, justamente por conta do auxílio proporcionado pelo programa.

  1. Além do Programa Bolsa Família, você conhece outros programas voltados para o combate e enfrentamento a pobreza?

(   ) Sim     (   ) Não     (  x ) Não sabe informar

Comentários livres: _______________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Você acha que a condição de pobreza pode interferir no rendimento e bom desempenho de crianças, adolescentes e jovens estudantes? Justifique.

( x  ) Sim     (    ) Não     (   ) Não sabe informar

Comentários livres: A pobreza interfere no rendimento sim, principalmente quando esta impossibilita que a refeição chegue a mesa, o aluno chega na escola com fome. Ou quando não tem merenda escolar. O aluno com fome, não consegue se concentrar para realizar suas atividades, principalmente quando se trata de crianças.

  1. A condição de moradia, bairro e forma de acesso à escola pode interferir no rendimento e bom desempenho de crianças, adolescentes e jovens estudantes? Justifique.

(  x ) Interfere totalmente     (   ) Interfere parcialmente     (   ) Não interfere

Comentários livres: Um aluno que more ao lado da escola chega muito mais disposto a aula do que um que more na zona rural, pegue um pau de arara as 3 da manhã para chegar a escola as 7. Um aluno que more em uma casa com condições de luz adequada para estudar, ambiente tranquilo para se concentrar, tem possibilidades de ter rendimento melhor do que um aluno que more em um cômodo com 5 crianças pequenas. Sempre encontramos exceções, mas em geral existe interferência totalmente!

  

  1. Atualmente, as condições físicas da escola pública popular permitem vivência em condições justas e dignas, respeitando e atendendo as necessidades e condições das crianças, adolescentes e jovens?

(   ) Permite totalmente     (  x ) Permite parcialmente     (   ) Não permite

Comentários livres: Permite parcialmente porque considero que existem escolas e escolas. Cada uma se apresenta, se molda, de acordo com suas possibilidades. Algumas permitem condições maravilhosas, com vários projetos voltados a comunidade, estratégias diferenciadas para o ensino, programas institucionais para atender os alunos... já outras não contam com uma boa estrutura e não possuem tantos recursos. Acho que isso é muito variável, e depende em parte também do grupo gestor.

  1. Você se sente preparado e seguro para discutir questões relacionadas à pobreza e à desigualdade social com crianças, jovens e adolescentes? Especifique a sua fonte de formação e informação.

(   ) Totalmente     ( x  ) Parcialmente     (   ) Não

Comentários livres: Acho que é muito pretencioso se sentir totalmente preparado para discutir essas questões tão complexas, principalmente com esse público. Mas pretendo até o final do curso melhorar minha capacidade argumentativa sobre. Embora dificilmente vá me sentir totalmente preparada e segura, porque em minha opinião sempre vamos ter incertezas. O que não quer dizer que não possa discutir sobre o assunto!

  1. Você consegue identificar que tipos de violência são cometidos contra crianças, jovens e adolescentes? Quais e em que ambientes?

( x  ) Sim     (   ) Não     (   ) Não sabe informar

Comentários livres: Assédio, estupro, Alienação parental... dentre outros. E estão em todos os ambientes. Tanto dentro de um ambiente escolar, como dentro da própria casa. É importante que fiquemos atentos aos sinais do comportamento desses jovens.

  1. Em sua área de atuação profissional, como você vem enfrentando os processos de vitimação das infâncias, adolescências e juventudes que ocorrem na sociedade e, em certa medida, se reproduzem nas escolas? 

Comentários livres:

Sempre observar algum comportamento diferenciado apresentado pela suposta vítima, e caso seja confirmado algo, fazer o amparo da vítima, e encaminhar o caso aos profissionais competentes.

  1. Em sua área de atuação, você trabalha questões relacionadas ao racismo, sexismo, resistências, e formas de preservar a dignidade, memória, cultura e identidades positivas das populações empobrecidas?

(  ) Frequentemente     ( x ) Esporadicamente     (   ) Não trabalha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com