TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa Amarela

Pesquisas Acadêmicas: A Casa Amarela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO.

De um modo geral, reações químicas ocorrem até que seja alcançado um estado de equilíbrio entre as concentrações dos reagentes e dos produtos. Uma reação homogênea em solução pode ser representada através de uma equação química, conforme descrita abaixo:

aA + bB → cC + dD,

sendo o estado de equilíbrio: Kc = [C]c.[D]d

[A]a.[B]b

Quando K > 1, o estado de equilíbrio é favorável para o lado direito (produtos); quando K < 1, o estado de equilíbrio é favorável para o lado esquerdo (reagentes). O conhecimento da constante de equilíbrio auxilia na previsão do sucesso de uma reação. O principio de Le Chatelier afirma que se o equilíbrio de um sistema for perturbado, o sistema reagirá de modo a contrabalancear o efeito da variação, encontrando assim um novo estado de equilíbrio. Vale salientar, que existe ainda o equilíbrio heterogêneo, que são chamados de equilíbrios de solubilização ou precipitação.

2. OBJETIVO

Demonstrar experimentalmente as características fundamentais do equilíbrio químico e do principio de Le Chatelier, através de reações homogêneas e heterogêneas.

3. METODOLOGIA

3.1. Materiais e Reagentes

• Solução de sulfato de cobre (II) (0,2 mol/L) 9 tubos de ensaio

• Cloreto de amônio sólido Estante para tubo

• Ácido clorídrico concentrado Espátula

• Solução saturada de BaCl2.2H2O (4,8 mol/L) Pipeta de Pasteur

• Solução saturada de NaCl (5,3 mol/L)

• Solução saturada de CaCl2 (4,8 mol/L)

• Solução saturada de NH4Cl (4,8 mol/L)

3.2. Procedimento experimental:

3.2.1 Equilíbrio homogêneo.

Numere 5 tubos de ensaio de 1 a 5 e coloque-os na estante. A cada tubo adicione 20 gotas de solução de sulfato de cobre. O tubo 1 deve ser utilizado como solução padrão para comparação. Dilua a solução contida no tubo 2 com 2mL de água destilada e reserve-a para comparação posterior.

Adicione aos tubos 3 e 4 ácido clorídrico concentrado, na capela, gota a gota, até não observar mais mudanças aparentes (cerca de 6 a 8 gotas). Acrescente ao tubo 4 água destilada, gota a gota, até a solução atingir a coloração do tubo 2.

Ao tubo 5, adicione ácido clorídrico apenas o suficiente para produzir uma mudança perceptível do estado inicial (tubo 1 como referencia), com cuidado para não atingir o estado final observado no tubo 3. Anote todas as observações.

3.2.1 Equilíbrio heterogêneo.

Numere 4 tubos de ensaio de 1 a 4 e coloque-os numa estante. A cada tubo adicione 1 mL de solução saturada de cloreto de Bário.

Em seguida adicione, gota a gota, no máximo 10 gotas das seguintes soluções:

Tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com