TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Arte

Por:   •  5/5/2020  •  Dissertação  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução da humanidade está ligada a evolução da arte, uma coisa não se dissocia da outra, ou seja, a história da arte é desenvolvida junto com o da evolução das civilazações, tudo começou nas pinturas rupestres encontradas em sítios arqueológicos. Chegamos então na Antiguidade onde os gregos romanos faziam esculturas com pedras, os egípcios vinham com uma representação pictórica de formas humanas em perfil.

Na Idade Média ocorreu uma grande mistura cultural, indo de tapeçarias persa muçulmana até catedrais e pinturas góticas, na Idade Moderna, houve uma explosão de renovação artística que culminou na Arte Renascentista. Logo depois vieram o Barroco marcado pelo rebuscamento e pelo duelo entre o terreno e o celestial, o Esteticismo tratando a natureza crua e destituída, o Impressionismo que focava nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção, o Romantismo que proclamava a liberdade de criação e de expressão, o Realismo que buscou fortemente objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX, e o Expressionismo que vigoraram até o fim do século XIX, valorizando a expressão emocional do ser humano.

E então chegamos no século XX, sendo marcado pelo surrealismo que não se restringiu às artes plásticas, mas também esteve presente na literatura, teatro e cinema, o dadaísmo que era propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto, e o cubismo marcado pelo uso de formas geométricas, abrangendo as artes plásticas e a literatura. A arte do século XXI é a arte contemporânea, ela carrega características que são fruto do desenvolvimento das linguagens artísticas de toda a história da arte, uma dessas caratérísticas é a diluição das fronteiras entre as linguagens. Outra caracteristica é a criação de narrativas sem começo, meio e fim ou ás vezes sem uma ordenação lógica, casual. Uma característica bem forte da arte atual é a participação do espectador cada vez mais frequente e intensa.

Se torna claro a grande evolução da arte, e é nítido que a cada mudança que o ser humano sentia, a arte o acompanhava, cada período sendo lembrado pelas marcas artísticas até chegar no século XXI, que a cada dia, artistas construem uma memória para ser marcada para os próximos seres humanos, tendo assim, em cada um, a marca de seus antepassados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com