TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ARTE

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

A Idade Média pode ser dividida entre dois estilos predominantes

Estilo Românico – Alta Idade Média ( não vamos nos aprofundar esse tema)

Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas. Tanto as igrejas como os castelos parecem ser construções “pesadas”, voltadas para a defesa. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras.

Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos.

Arte Gótica (séc. XII-XV d.C.)

Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte européia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.

Gótico, primeiramente, é relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o século III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo.

Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus modernum" ou "opus francigenum", o que significa obra moderna ou francesa e indica realmente sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antigüidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura, por isso chamada pejorativamente de Idade das Trevas

Gótico

O gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal do românico foi substituído pelo vertical, opção que permitia construções muito altas, dando a sensação de estar mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados.

Outra inovação importante foi a capacidade técnica de afinar as paredes e deixá-las com aspecto leve.

As janelas apareciam em grande quantidade. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos muito utilizados.

Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).

No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com