TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  28/8/2018  •  Abstract  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

IFCE-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Diretoria de Ensino

Departamento de Ensino Médio e Licenciaturas - DEMEL

Disciplina: História da Educação no Brasil

Profa. Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz (Dora)

Autor Hikaro Lima de Santiago

QUESTÕES E REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Fortaleza-CE

2018

Sumário

Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------------------ 04

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------------- 09

Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------------------- 10

03

Introdução

A importância desse trabalho está em reconhecer os períodos marcados na construção da História da Educação Brasileira, como foi se desenvolvendo e como chegou a atual situação de educação. É importante reconhecer cada etapa da história para o completo entendimento formação educacional brasileira.

04

Desenvolvimento

Questões e Resoluções

  1. Comente a Educação Jesuítica no período colonial brasileiro.

O objetivo dos jesuítas era de converter os índios ao cristianismo, com o intuito de propagar a fé católica e ensinar os nativos saberes básicos, como ler e contar. Nessas aldeias jesuíticas criaram as casas de menino, espaço onde crianças e jovens índios aprendiam português e espanhol. Pode-se considerar o primeiro modelo de escola do país. Uma das características que marca essa educação era a rigidez na maneira de pensar e interpretar a realidade.

  1. Através do Alvará de 28 de junho de 1759, o Marquês de Pombal suprimia as escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias. Fale sobre as aulas régias e o subsídio literário estabelecidos por Pombal.

As Aulas Régias foram a primeira sistematização do ensino público e laico no Reino de Portugal. Para sanar a deficiência de estruturas e professores, através de um alvará de 28 de junho de 1759. Neste documento foi assinalado o caráter “pernicioso” do método jesuíta de ensino, declarando que um dos objetivos das mudanças era aproximar o sistema português daquele em prática nas nações mais civilizadas da Europa. Além disso, foi criado o cargo de Diretor dos Estudos, que deveria supervisionar o progresso das reformas, e definiu-se a admissão de professores por concurso. Na década de 1770 o sistema foi aprimorado com a inclusão de classes de Filosofia Moral e Racional, Economia Política, Desenho e Figura, Língua Inglesa e Língua Francesa.

No Brasil o impacto também foi imediato, sendo nomeado em 1759 um Diretor de Estudos, na pessoa do chanceler da Relação da Bahia, desembargador Tomás Robim de Barros, e um corpo de comissários, que incluía o chanceler da Relação do Rio de Janeiro e os ouvidores-gerais. Em 1760 foram realizados os primeiros concursos para professores em Recife e no Rio de Janeiro, mas diante da dificuldade de implementar as reformas e da escassez de recursos, a primeira nomeação ocorreu somente em 1765. Em 1771 o cargo de Diretor de Estudos foi extinto, passando-se a administração do sistema para a Real Mesa Censória, que também controlava a circulação de livros. Para aumentar as rendas dirigidas às Aulas Régias, foi instituído um imposto, o chamado “subsídio literário”.

05

  1. Com a Vinda da Família Real para o país, que medidas adotadas contribuíram para mudanças na educação brasileira?

O Brasil passou por modificações consideráveis: Abertura dos portos, Imprensa, Museu, Biblioteca, Academias, Jornais e Revistas, Criação dos Cursos Superiores: Academia Real de Marinha(1808), Academia Real Militar(1810), Cursos de Cirurgia na Bahia e no Rio de Janeiro(1808), Implantação do Ensino, Superior Técnico (1812), Criação da Faculdade de Direito (São Paulo e Recife)  (1820), Curso de Anatomia no Rio de Janeiro, Curso de Medicina no Rio, Cursos de Economia (1808), de Agricultura (1814), de Botânica (1817),Curso de Química, abrangendo química industrial e mineralogia (1818), Curso de Desenho Técnico, Aproximavam da estrutura de aulas (cadeiras),Tendências: organização isolada, preocupação profissionalizante e Escola de Serralheiros, Oficiais e Espingardeiros, em Minas Gerais(1812).

  1. No texto, Coexistência entre as concepções pedagógicas tradicionais religiosa e leiga (1759-1932), Demerval Savianni apresenta o Método Lancaster adotado durante o período imperial brasileiro. Apresente as características desse método.

O Método Lancaster, prevê forma de provimento de professores, ordenados  e capacitação. Determina sobre os prédios escolares. De acordo com a proposta, o professor ensinava a lição a um “grupo de meninos mais amadurecidos e inteligentes”. Os alunos eram divididos em pequenos grupos, os quais recebiam a “lição através daqueles a quem o mestre havia ensinado”. Assim um professor poderia “instruir muitas centenas de crianças”.

  1. Leia o texto abaixo e cite algumas medidas apresentadas com a reforma educacional implementada por Francisco Campos.

“Até a Reforma Francisco Campos, o Brasil não tinha uma estrutura de ensino organizado à base de um sistema nacional Cada estado da Federação tinha seu próprio sistema, sem que este estivesse atrelado ao poder central. Por isso, sem ter uma política nacional de educação, o ensino secundário era ministrado na maior parte do território nacional como curso preparatório de caráter propedêutico. Além do mais, todas as reformas anteriores à de Campos, e que eram efetuadas pelo poder central, eram direcionadas quase que exclusivamente para o Distrito Federal. Eram colocadas como modelos para os estados, no entanto, sem que esses fossem obrigados a adotá-las. Desse modo, o Governo Central ficava sem ter o controle e sem direcionar a educação dos estados” (Romanelli, 1978, p.131).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com