TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arte

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Teoria da Arte na Antiguidade

Aristóteles

Para Aristóteles a ideia de Platão estava errada. Para ele as coisas belas eram superiores a beleza da arte. Segundo ele, o ser pode se dizer de várias maneiras, pois a partir da imitação seria possível novas expressões do objeto natural, e acreditava que o ensino da arte nas escolas era importante, pois por meio da arte seria aprendido a atividade de contemplação.

Teoria da Arte na Antiguidade

Plotino

Para Plotino um objeto só se tornaria belo se o pensamento da criação fosse emanado pelo divino, pois a natureza não é capaz de criar por não saber o ideal. Segundo ele, os artistas transformavam o feio no belo, a fim de torna-lo perfeito.

Teoria da Arte no Renascimento

Cennino Cennini

Segundo Cennini, só é possível aprender copiando os modelos de um mestre, pois a partir da prática é que o pintor alimentará a sua imaginação e terá uma identidade própria. Para ele o artista deve pensar que a sua imaginação deva parecer à realidade, para que as suas técnicas de produção possam influenciar as gerações seguintes. E para ele o desenho não era um simples sentido material, ele era a primeira visão da imagem.

Teoria da Arte no Renascimento

Léon – Battista Alberti

Para Alberti a arte é um meio de conhecimento, já a pintura é o verdadeiro conhecimento da natureza. E segundo ele a beleza não é encontrada através da razão matemática, mas através da contemplação física, e ainda diz que o excesso de decoração é prejudicial a verdadeira essência da beleza.

Teoria da Arte no Renascimento

Leonardo da Vinci

Leonardo foi o primeiro que pensou em integrar paisagem em um quadro, abordando detalhes muito pequenos e detalhes muito grandes. Para ele a pintura era uma ciência, que era filha da natureza, pois a natureza foi quem criou todas as coisas, sendo assim nasceu a pintura.

Teoria da Arte no Renascimento

Albrecht Dürer

Dürer foi quem teve a iniciativa de inserir a matemática nas figuras. Ele acreditava que apenas a inteligência divina alcançaria a perfeição absoluta. Porém, com o seu método consegui apenas uma aproximação do que era considerado belo, já que conseguia apenas formar leis. E segundo ele o artista deveria trabalhar sozinho e contar com a ajuda de Deus.

Teoria da Arte no Renascimento

Giorgio Vasari

Segundo Vasari, a arte é encontrada de forma resumida na “lei dos três estados”, que diz que a arte é realizada através de uma longa caminhada para a perfeição. Após suas observações, Vasari concluiu que é inútil um artista tentar passar a frente de um domínio de um mestre que não corresponde ao talento particular do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com