TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arte

Por:   •  18/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Lídia é professora do Curso de Fotografia de uma universidade e está desenvolvendo um trabalho junto aos seus alunos sobre os movimentos artísticos e suas influências. Ela convida você a ir até sua aula para falar aos alunos sobre o Maneirismo. Explique à turma quais são as principais características desse movimento e como identificar as obras que pertencem a ele. Além disso, cite três obras famosas que representem o Maneirismo.

Um detalhe, ao final da aula, Lídia irá desafiar os alunos a buscar na cidade uma obra com influência maneirista, fotografá-la e trazer a imagem na próxima aula. Assim, fale claramente como eles podem fazer essa identificação.

Primeiramente, é importante explicar as principais características do movimento artístico maneirista. Entre elas, destacam-se a representação de uma forte tensão permanente, a composição com muitas figuras comprimidas em um espaço reduzido, a utilização de luz para produzir sombras irreais em objetos e figuras, a representação de rostos melancólicos e misteriosos, a ausência de protagonistas posicionados no centro da perspectiva, a representação de corpos esguios e alongados com fortes contrastes cromáticos, e a ênfase em expressões fisionômicas densas que acentuam as emoções e músculos, muitas vezes com contorções impróprias para seres humanos.

Três obras famosas que representam o Maneirismo são "A Primavera" e "O Outono" de Giuseppe Arcimboldo, e "O Enterro do Conde de Orgaz" de El Greco.

Para identificar obras com influência maneirista na cidade, os alunos podem realizar pesquisas online para saber se existem tais obras em suas localidades. Caso existam, os alunos devem visitar o local e, se possível, levar seus pais. Se não for possível visitar pessoalmente, podem pedir a amigos que estejam próximos ao local para fazer uma vídeo chamada e mostrar a obra aos alunos, proporcionando assim a oportunidade de examinar e fotografar as influências maneiristas presentes na obra.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com