TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arte - Vênus

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano Centro Universitário

ATIVIDADE 1 – HISTÓRIA DA ARTE

ESTÁTUAS DE VÊNUS

Graziela C. S. Canez Broda

Pelotas, 16 de agosto de 2015.

[pic 1]

[pic 2]

Vênus de Dolní Vestonice

A Vênus de Dolní Vestonice (em tcheco: Vestonická Venuše) estatueta em forma de figura feminina (Vênus), 111 milímetros de altura e 43 mm de largura, datada entre 29000 a.C. e 25000 a.C. Feita em cerâmica já nos primórdios e levada ao forno. Período Paleolítico Superior

Em Dolní Vestonice a descobriram na casa de um artista e estudos recentes mostraram uma impressão digital de um menino de 7 a 15 anos que poderia ser o autor da obra. Atentando como era a visão feminina do homem na época e o que representava

Vestonická Venus em uma exposição de caçadores de mamutes do Museu Nacional de Praga

Vênus de Wollendorf

Uma das figuras femininas marcantes é a estatueta Vénus de Willendorf (Vênus), 11,1 cm (4 3/8 polegadas) de altura, feita de calcário oolítico, datada entre 29000 a.C. e 25000 a.C, período Paleolítico Superior, encontrada perto de Willendorf  Áustria.

Percebe-se uma mulher com seios fartos e nos últimos dias de gravidez, colocando em evidência o símbolo da fertilidade. Contudo por não deixar em evidência a beleza da mulher e dando prioridade visual aos elementos que significariam a maternidade, reprodução, a vida.

A Vénus faz parte da colecção do Museu de História Natural de Viena (Naturhistorisches Museum).

[pic 3]

Vênus de Milo

A figura feminina tem 2,02 m de altura, feita de mármore de Paros, algumas partes trabalhadas em separado foram ligadas por grampos de ferro, uma técnica comum entre os gregos antigos. Esta obra, uma das mais conhecidas do mundo, certamente faz parte do período da Idade dos Metais, pois se acredita que a data é de 100-190 a.C, sua história não é muito conhecida apesar do mito sobre a perda de seus braços e de até hoje ser chamada de Deusa do amor e da beleza.

Ela foi desenterrada em 8 de abril de 1820 pelo camponês Yorgos Kentrotas, próxima a ilha de Milo (também conhecida como Milos ou Melos).

Exposta no Museu do LouvreParisFrança

Vênus de Mal'ta

[pic 4] [pic 5]

Exposta atualmente no Museu do Hermitage, em São Petersburgo.

* Na pesquisa pela internet, esta obra data de 12800 a.C., mas ao analisar o quadro do livro da Unidade 1, pág. 43, da disciplina, vejo que a data cabe no período Neolítico (18.000-5.000 a.C.).

Referências

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MG-Paris-Aphrodite_of_Milos.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (397.7 Kb)   docx (239.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com