TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar; ele nasce, cresce, se torna adulto e os sons continuam a provocar essas as mais diversa reações do mesmo em relação ao meio: eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam.

FARIA (2001, p. 24), “A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação”.

O pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a linguística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.

A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. As imagens de instrumentos e os diversos ritmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais artísticas, como a dança e o teatro, e permitem uma análise global da evolução do pensamento humano e suas manifestações.

Neste estudo abordara-se a importância da musica no processo didático-pedagógico, trabalhando: a música na sala de aula..,

A MÚSICA NA SALA DE AULA

Quando pensamos em música, logo imaginamos o ouvido como órgão importante de sentido, mas é o cérebro que interpreta as ondas sonoras recebidas pelo ouvido.

Quanto mais rica for uma música em seus diferentes sons, timbres, ritmos, velocidades, intensidade com harmonia, mais o cérebro de quem a ouve será estimulado.

Segundo Ferreira (2008), é recomendável que às crianças em idades iniciais do desenvolvimento cerebral (0 a 6 anos) ouçam músicas eruditas, ao invés das "clássicas", por serem ricas em expressões sonoras favoráveis ao desenvolvimento da agudez cerebral auditiva, qualidade distintiva para a aprendizagem de idiomas.

A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir ideias e informações, faz parte da comunicação social.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, usa-se a música há muito tempo em sala de aula, mas normalmente de uma forma lúdica, sem cobrança pedagógica do conteúdo aos alunos, salvo algumas exceções.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a música é raramente utilizada, mas ao professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com música cabe estar atento à pertinência do tema musical à matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra, relacionando-a ao tema trabalhado, defendendo-a, rebatendo-a e/ou lhe acrescentando algo.

FARIA (2001), define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.

A musica pode ser utilizada em sala de aula com uma diversidade de objetivo, desde que os mesmos sejam previamente planejados. Pode-se citar alguns:

• enriquecer uma aula, sobre meio ambiente;

• estudo de ortografia;

• estudo de gramática;

• estudo literário;

• análise do meio social;

• quantificação e comparação;

• compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com