TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Monografias: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  9.154 Palavras (37 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 37

PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ – FIJ

ALLETHÉIA DOS SANTOS JACÓ

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA

NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

BOM DESPACHO

2012

ALLETHÉIA DOS SANTOS JACÓ

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA

NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ – como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

Orientador: Andréia Oliveira Vicente

BOM DESPACHO

2012

ALLETHÉIA DOS SANTOS JACÓ

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA

NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Monografia apresentada às Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ – como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

Trabalho aprovado em __________de ___________________ de 2012

Título acadêmico e nome do Orientador

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Título acadêmico e nome do membro da Banca Examinadora

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Título acadêmico e nome do membro da Banca Examinadora

Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser

encorajado.

RUBEM ALVES

RESUMO

O referido trabalho apresenta a importância da música no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo. A partir do ano de 2012 todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, devem, obrigatoriamente, incluir o ensino de música em suas grades curriculares. Trata-se da lei nº 11.769, sancionada no dia 18 do mês de Agosto do ano de 2008, que determina a música como conteúdo cogente em toda a educação básica. A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma. O interesse pelo desenvolvimento cognitivo musical tem crescido muito nos últimos tempos. Descobertas recentes da neurociência, psicobiologia, psicologia do desenvolvimento, educação e psicologia da música vêm aumentando o interesse crescente acerca do desenvolvimento cognitivo musical do ser humano. O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde o útero materno, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. O objetivo deste, é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. Portanto, a música não só é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Concluindo, a música promove segurança, aprendizagem, compreensão e desenvolvimento psicomotor. Além de bem estar, a música é capaz de promover um sentimento de autoestima.

Palavras Chave: Música. Ensino. Aprendizagem. Criança. Movimento.

Abstract

Such work shows the importance of music in the teaching-learning process, its benefits and its application in the development of the individual. From the year 2012 all Brazilian schools, public and private, must necessarily include teaching music in their curricula. It's the Law No. 11,769, enacted on the 18th of August of 2008, which determines the music content as cogent in all basic education. Music with greater or lesser intensity is in human life, it awakens emotions and feelings according to the ability to perceive that he has to assimilate it. The interest in musical cognitive development has grown tremendously in recent times. Recent discoveries in neuroscience, psychobiology, developmental psychology, educational psychology and music have increased the growing interest about the cognitive development of musical human being. The movement is an important dimension of human development and culture. Children move from the womb, acquiring ever greater control over his own body and appropriating more and more of the possibilities

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com