TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE DESIGN EM EMPREENDIMENTOS, E DA PROTEÇÃO QUANTO A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA CRIAÇÃO.

Por:   •  27/11/2022  •  Tese  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

 

 

         [pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

  

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA  

FACULDADE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO  

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN  

 

 

  

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE DESIGN EM EMPREENDIMENTOS, E DA PROTEÇÃO QUANTO A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES

 

 

 

 

    

ELMO BENTO DA SILVA 

 

 

 

 

  

- Prof. Dr. Olímpio José Pinheiro
- Profª. Drª. Paula da Cruz Landim

- Profª. Drª. Mônica Cristina de Moura
 

  

  

 

 

 

Plano de Pesquisa apresentado ao Processo Seletivo 2015, a ser desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Design, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP – Campus de Bauru.  

  

  

 

 

  

Bauru – 2015  

 

TITULO: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE DESIGN EM EMPREENDIMENTOS, E DA PROTEÇÃO QUANTO A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES.  

 

Candidato: Elmo Bento da Silva

   

RESUMO  

 

Hoje em dia, a concorrência está cada vez mais acirrada, pressionando os empreendimentos no sentido de serem cada vez mais eficientes  e competitivos no seu ramo de atuação, e muitas das vezes estes precisam até reavaliar suas estratégias gestacionais.  Nessa direção, este estudo visa analisar o máximo de informações a propósito de a importância da gestão de design em empreendimentos, e da proteção quanto a propriedade intelectual na criação de produtos inovadores. Este estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório, a ser desenvolvida por meio de uma revisão de literatura, realizado por meio de baseamentos selecionados em fontes bibliográficas científicas: Livros, dissertações, internet e legislação. Nesse sentido, o fato é que o conhecimento apropriado (todo conceito e complexidade) a propósito de a importância da gestão de design em empreendimentos, é sem dúvida nenhuma uma condição fundamental, no sentido de que o gestor possa se sentir responsabilizado pela incorporação do mesmo no seu processo habitual de trabalho, assim como se torna relevantíssimo levar em conta o processo gestacional de design estratégico focado no direito da proteção quanto a propriedade intelectual no planejamento e/ou desenvolvimento de produtos inovadores a fim de autenticar a propriedade do mesmo.  

 

Palavras-chave: Gestão de Design. Design. Propriedade Intelectual.  

  

  1. INTRODUÇÃO - APRESENTAÇÃO  

 

O processo de globalização, não só no Brasil, mas em todo o planeta, tem exigido cada vez mais capacitação e habilidade das pessoas. A tal ponto de o desenvolvimento dos empreendimentos estarem cada vez mais dependentes da habilidade de desenvolver benefícios em prol de seus consumidores.  

Nesse sentido, o fato é que o design torna-se uma ferramenta essencial no processo de oportunização e inovação do empreendimento. Ao mesmo tempo, deve-se articular multidisciplinarmente e estrategicamente aos planos operacionais do mesmo, obviamente que respeitando todas as características e peculiaridades do empreendimento em questão, quanto aos seus produtos.

Por sua vez, a proteção e patente de propriedade intelectual se dá (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI), por meio de certos procedimentos e/ou análises. Neste caso, ao gestor de design cabe tomar ciência de todas as ações pertinentes para se buscar a devida proteção de um dado produto inovador perante aos órgãos competentes.  Lembrando que é fundamental a presença dos benefícios e/ou valores agregadores de diferenciação do produto para que, dessa maneira possa haver a aceitação do mesmo pelos consumistas.

Portanto, é importantíssimo  obter informações acerca destes assuntos (gestão de design, e proteção quanto a propriedade intelectual) para que seja possível a certeza do melhor momento para a atuação do gestor, bem como colocar em prática alguma ação quando houver a necessidade. Além do que, outro norteador fundamental para o desenvolvimento deste estudo é a grande carência de conhecimentos relacionados ao tema em questão. Desta forma, se torna plausível e importantíssimo a realização deste estudo.

  

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

 

  1. O design.  

 

O design pode ser utilizado por todo e qualquer empreendimento. Nessa seara, nota-se uma dificuldade com essa temática, inclusive pelos próprios profissionais desse campo (PADILHA et al., 2010).

E como muito bem destaca Padilha et al. (2010), o design deve ser incorporado como uma verdadeira obrigação no processo gestacional para que o empreendimento possa de fato alcançar a eficiência. Trata-se de um instrumento diferencial de apoio rumo a maior eficiência e competitividade do empreendimento. Deste modo, acredita-se que o modelo de gestão hoje em dia, deve levar em conta a importância da abordagem do processo de design em seu empreendimento.  

 

  1. Diversificar e/ou inovar seus produtos.

 

Enfim, acontece que, ultimamente os empreendimentos tem passado por grandes pressões (maior concorrência, múltiplas mudanças sócio-tecnológicas, dentre tantas outras), sobretudo no Brasil. Fato que tem pressionado os empreendimentos a desenvolverem novos procedimentos e assim poderem se manter competitivos e, consequentemente atenderem da melhor forma possível as novas exigências dos seus clientes. Vale observar e ressaltar que, o certo é que o sucesso do empreendimento frente a esses tempos em que os consumidores estão cada vez mais exigentes perpassa, principalmente pela capacidade de se manterem atualizados e de diversificar e/ou inovar seus produtos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (140.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com