TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lauda - Atividade

Por:   •  4/6/2021  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A infância nos atenta em inúmeras singularidades do aprendizado. O que Loris explícita de forma inócua, em forma de poema, é que a criança já nasce com suas “cem maneiras” e aos poucos essas porcentagens vão se deteriorando, talvez pela incapacidade de termos hoje, uma sistemática de ensino melhor.

Paulo Freire defendia sempre a educação na idade certa. Passado essa idade o estudo fica demasiado difícil à absorção.

As cem linguagens descritas metaforicamente por Loris, nos indica uma direção perpendicular ao estudo da linguagem. Por si só, a definição de linguagem tem em si, uma complexidade quase que etimológica.

Essas “cem” maneiras nos dão uma direção de como a singularidade de cada criança ainda pode se ramificar de acordo com a idade.

Na primeira infância, é fundamental um exercício para que se implante um sistema de aprendizagem voltado ao trabalho em equipe. Nessa idade, a criança tende a aprender com mais facilidade, além de desenvolver a capacidade de interpretar o senso de coletividade.

Deve-se levar em consideração o que a família possui papel importante na construção desta dialética.

Porém é importante salientar, que a prática do trabalho coletivo, cabe ao docente apontar um caminho para cada criança de forma independente.

A prática do estímulo-reposta, presente no Behaviorismo é outro ponto que podemos apontar na correlação ao poema de Loris. A forma como os dados devem ser coletados na primeira infância tem total subsídio ao “a criança nos aponta o caminho”. Cada dificuldade deve ser apurada de forma geral, mas cada criança deve ser acompanhada de forma personalizada.

A percepção das formas do apontamento são percebidas com oficinas de interpretação. “Criar com o corpo”, a utilização dos sistemas sensoriais referenciais, oficinas de arte, são métodos avaliativos de percepção dessas individualidades.

A interpretação dos rabiscos quando se deixa a criança livre pra criar, nos da outro viés sobre o entendimento dessas percepções, afinal todas essas formas de expressão se dão através da experiência de cada criança. Nessa fase, podemos correlacionar que a forma com que cada criança explícita sua vivência, está completamente atrelada a suas experiências vividas. E essas experiências se dão pela vivência de cada uma.

“As cem linguagens da criança” nos da uma visão mais ampla sobre o que fazer ou quais caminhos tomar tendo como referencial primário as diversas interpretações de como a criança tem a capacidade de escolher suas próprias vivências e tomá-las como processo primordial de aprendizagem.

Por falta de domínio de certas linguagens (escrita, fala...) a arte se torna primordial no reconhecimento dessas complexidades. Quando se deixa a criança livre pra criar, desenhar, atuar, a parte do aprendizado se torna mais fácil por parte do corpo docente. Lembrando que essas práticas devem estar alinhadas com os processos legais, família, e sociedade.

Portanto, Loris utiliza de suas próprias referências de vivência para nos demonstrar que é possível identificar cada singularidade de cada criança através de oficinas artísticas explorando das mais diversas percepções sensoriais para se obtiver um viés mais personalizado adaptado à vivência de cada criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com