TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta E Forma Resistência Brasileira

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

       COLÉGIO MARISTA PARANAENSE

     ANA LUÍSA MEROTO PERES

               CAPOEIRA

                Luta e forma resistência brasileira.

              CURITIBA – PR

                 2022

                                    ANA LUÍSA MEROTO PERES

                                                   CAPOEIRA

                                 Luta e forma de resistência brasileira.

                                                CURITIBA – PR

                                                        2022

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................4

Desenvolvimento....................................................................................5

Conclusão...............................................................................................7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a capoeira, uma arte marcial afro-brasileira que é símbolo de resistência no país, ele tem como objetivo explicitar a história, as regras e os principais atletas da modalidade.

DESENVOLVIMENTO

DESCRIÇÃO DA MODALIDADE

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e música. É caracterizada por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música e de brincadeiras.

HISTÓRIA

A capoeira surgiu como forma de resistência diante de um cenário de escravidão no Brasil, onde os escravos encontraram nessa forma de arte marcial uma válvula de escape para as violências sofridas, uma forma de manter sua aptidão física e de manter sua cultura viva, misturando aspectos musicais, rezas e danças.

A palavra capoeira significa "o que foi mata" por meio da conexão dos termos africanos " ka'a " e "pûer".  Faz referência às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Após a abolição da escravatura, com a assinatura da Lei Áurea em 1888, os escravos tornaram-se libertos, porém continuam à margem da sociedade pelas dificuldades de acesso à educação e trabalho. Diante dessas dificuldades, os capoeiristas participavam de desafios e apresentações públicas em troca de dinheiro para sustentar-se. As inúmeras barreiras de inserção social dessa população a levou em muitos casos, a cometer crimes como o roubo, o que contribuiu para que a luta fosse associada à uma prática criminosa.

Em 2014 a capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela ONU (organização das nações unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Ela é um símbolo da luta e resistência negra no Brasil.

REGRAS

Como dito anteriormente uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, praticado em roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o "toque de capoeira", que varia de lento ao bastante acelerado. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas atados na cintura do jogador.

A Capoeira é uma luta com muita liberdade e criatividade, porém ainda existem regras que todos os praticantes devem conhecer para não ferir seus princípios. São elas que mantém a tradição viva e o jogo como parte de um contexto que vai além da dança, dos movimentos e da música, pois os respeitos as regras e tradições é fundamental para ser um capoeirista. Ela é formada por diversos elementos, dentre os principais pode-se mencionar a música do berimbau, ginga, roda e os diversos movimentos corporais executados pelos seus integrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com