TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MADAME GRÈS

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

MADAME GRÈS

Conhecida como Alix Barton (e depois como Madame Grès), Germaine Émilie Krebs nasceu em 1903 e morreu em 1993, aos 90 anos. Ficou famosa pelos vestidos drapeados, clássicos e atemporais.

No início da carreira, tentou trabalhar como escultora, mas não teve sucesso e acabou enveredando pela moda. "Para mim, tanto faz esculpir em pedra ou em tecido", costumava dizer. Vem daí seu forte apelo no trabalho com tecidos. Drapeados e pregueados se tornaram sua marca registrada. Impecáveis, seus vestidos de alta costura, modelados no corpo, vestiram mulheres como a Duquesa de Windsor e as atrizes Marlene Dietrich, Greta Garbo e Jacqueline Kennedy.

Grès aprendeu a base da costura trabalhando como ajudante de modelista num ateliê em 1924. Aos poucos foi promovida para segunda modelista e, depois, se tornou a primeira. Em 1930, ainda sob o nome de Alix, vendia suas peças piloto para compradores de grandes maisons europeias e americanas.

A estilista se entusiasmou com os drapeados quando desenhou o figurino de uma peça de Jean Giradoux, A Guerra de Tróia, em 1935. Os modelos eram absolutamente clássicos, mas havia um toque de sensualidade em todos eles. Além disso, deixavam o corpo livre de peças ajustadas e espartilhos, numa época em que eles eram obrigatórios.

Em 1942, lançou a maison Grès em Paris. O nome era um anagrama do primeiro nome de seu marido, o pintor russo Serge Czerefkov. Os vestidos de noite se tornaram emblemáticos. Criados entre os anos 1980 e os anos 1930, de jérsei nas cores marfim ou cinza, eles atravessaram o tempo intactos. Fotografados por nomes como Richard Avedon e Guy Bourdin, eles apareceram em algumas das principais revistas femininas do mundo.

A partir do inverno de 1958-59, produziu uma série de roupas batizada de Grès spécial, uma linha nascida de sua união com estilistas como Lanvin e Nina Ricci. É dessa época seu primeiro perfume, Cabochard, que encabeçaria uma série de outras fragrâncias, como Cabotine e Cabaret. Mas foi a pureza de linhas e seu trabalho perfeito nos vestidos que a tornaram eterna.

Madame Grès foi muitas vezes chamado de "grande esfinge" [1] da alta costura, uma das figuras da moda mais inescrutáveis ​​e sombrios. Seu próprio nome evoca, em primeiro lugar, os vestidos Grecian-deusa drapeados e plissados ​​que primeiro a fez famosa na década de trinta; mas também convoca imagens, uma figura de turbante indescritível presidindo um salão de claustro-like, onde trabalhou em quase religioso silêncio, como se ela fosse um oráculo canalizando o Divino.

Ninguém duvida que ela criou algumas das obras-primas mais belamente intrincada o monde haute já viu.

Em seu auge, Madame Grès envolta corpos-aqueles mais esculturais do mundo de deusas da vida real, como Marlene Dietrich, Grace Kelly e Jacqueline Kennedy em deslumbrantes vestidos de jérsei líquido que remetem aos ideais olímpicos da antiguidade. Mas ao seu redor uma série de perguntas giravam. Qual era o seu nome verdadeiro? De onde ela vem? Como é que ela faz os vestidos? Será que ela tem o cabelo sob aquele turbante?

O mito de Madame Grès, como viria, era o material da tragédia grega, drama russo e suspense Hitchcock em um só: Ela era uma figura solitária que, por pura vontade e auto-invenção-levantou-se a glória, só para fazer escolhas desconcertantes que trouxeram a ruína sobre sua casa. Houve sugestões de personagens obscuros que a rodeavam. Havia negócios ruins. Um marido que a tinha deixado para suas amantes em Tahiti. E, finalmente, uma filha igualmente excêntrico que secretada-la para uma casa de repouso e, quando eventualmente Grès faleceu, não só escondeu a morte do público, mas, em um caso bizarro de ventriloquismo do como Madame posou-túmulo-se, emitindo cita para a mídia.

Madame Grès nasceu Germaine Krebs em Paris a uma família burguesa. Ela cresceu desejo de ser um escultor e dançarino, antes de se virar para costura. Adotando o pseudônimo Alix, ela entrou no negócio com outro couturiere e abriu um salão de beleza chamado Alix Barton em 1933. No ano seguinte, ela bateu para fora por conta própria, batizado de sua casa simplesmente Maison Alix.

Alix foi um sucesso instantâneo, e desde cedo desenvolveu sua assinatura curva de apego, vestidos de noite com pregas no estilo do renascimento grego que foi, então, capturar a imaginação do público. Quando os nazistas invadiram Paris, ela foi forçada a fechar sua casa, mas acabou reaberto com o nome de Grès-taking no anagramática nom de Brosse de seu marido, um pintor russo chamado Serge Czerefkow.

Em uma entrevista de 1964 com o editor do francês Vogue, no entanto, Madame como sempre foi um enigma, oferecendo sugestões vagas, mas tentadoras sobre sua história secreta. "Um pirata tímido com muita coragem sob seu turbante," [2] era a impressão que o editor veio com a distância.

A única coisa que ninguém sabia com certeza era que Madame Grès criou vestidos de noite surpreendentes. Sua técnica-os deslumbrante cujos detalhes foram conhecidos apenas por ela, para que ela trabalhou sozinho, era tomar vastas extensões de camisa de pano, às vezes até 110 centímetros de largura, e meticulosamente acariciá-lo sobre o corpo de seu cliente, dobrando e dobrando como ela foi , até que o tecido foi comprimida para apenas alguns centímetros. Uma vez satisfeita, ela iria cortar fora tudo o que era estranho. "É fascinante", relatou um jornalista em 1959, "para ver as mãos de seu artista, veloz como beija-flores, lançando sobre o material como ela molda-lo". [3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com