TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA ATRAVÉS DAS DÉCADAS

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 12

A MÚSICA ATRAVÉS DAS DÉCADAS

Ariane Wendland de Souza[1]

Tatiana Dias[2]

RESUMO

A música se relaciona fortemente com a humanidade desde seu surgimento. A partir do momento em que o ser humano tentou reproduzir os sons de outros animais surgiu, de forma lenta e insegura, a música. E ela nunca foi uma só. Em cada lugar houveram vários tipos de música. Algumas mais populares; outras menos ouvidas ou mesmo ouvidas apenas por determinado grupo de pessoas. Conforme a atual extensa população mundial crescia a música mudava, evoluía, voltava, expandia. Durante muito tempo ela era tratada como a música “geral”. O que estava na moda, o que era mais ouvido, o que mais gostavam... Mas aos poucos, e cada vez mais, novos estilos surgiam. Mais pessoas começavam a ouvir outros tipos de música, mais de um tipo de música ou todo o tipo de música. Eis o que se tem hoje: todos os possíveis estilos musicais disponíveis em apenas um lugar. Alguns ainda mais reclusos em seus grupos, outros conhecidos por quase todos. A música vem desde os primórdios da humanidade influenciando pessoas, modificando ideias, alegrando espaços, criticando pontos de vista. E cada vez mais as pessoas se identificam com um desses estilos, ou com vários desses estilos, influenciam seu sucesso, seu retrocesso. A música modifica a moda, a forma de agir, de pensar. Ela é tão importante para a formação de uma sociedade quanto acontecimentos históricos que marcaram décadas. A música em si é um acontecimento histórico.

Palavras – chave: música, décadas, estilos

ABSTRACT OU RESUMEN

La canción se relaciona fuertemente con la humanidad desde sus inicios. Desde el momento en que el ser humano se trató de reproducir los sonidos de otros animales aparecidos, de manera lenta e insegura, la música. Y nunca ha sido una. Por todas partes había varios tipos de música. Algunos más populares; otros menos oído o incluso oír sólo para un determinado grupo de personas. Bajo población extensa mundial actual creció la música cambiado, evolucionado, se volvió, expandida. Durante mucho tiempo fue tratada como la música "grande". Lo que estaba en, que fue más escuchado, me gustó... Pero poco a poco, y cada vez más, nuevos estilos levanté. Más gente empezó a escuchar otro tipo de música, más de un tipo de música o cualquier tipo de música. Esto es lo que tenemos hoy: todos los posibles estilos musicales disponibles en un solo lugar. Algunos reclusos aún más en sus grupos, otros conocidos por casi todo el mundo. La música viene desde los albores de la humanidad influir en las personas mediante la modificación de las ideas, animando espacios, criticando vistas. Y más y más gente se identifica con uno de estos estilos, o varios de estos estilos influyen en su éxito, su pateador. La música cambia la moda, cómo actuar, de pensar. Es tan importante para la formación de una sociedad y los acontecimientos históricos que marcaron décadas. La canción en sí es un hecho histórico.

Palavras – canción, estilo, décadas

Introdução

Neste trabalho foi ratado sobre a influência da música na sociedade ao longo das décadas e como age cada grupo social dependendo do estilo de música ouvido, pesquisando como surgiram os estilos musicais e as personalidades mais contempladas por suas canções. Também buscou-se entender como a diversidade musical de décadas anteriores se unificou em uma era onde todos os estilos são apreciados, abandonando o sucesso de apenas um tipo de música.

O objetivo tratou-se de conhecer mais sobre cada estilo musical, a influência destes estilos sobre a sociedade e as características dos grupos por eles influenciados.         Justifica-se essa pesquisa como forma de buscar compreender como os diferentes estilos musicais influenciaram na diversidade de estilos presentes na década atual e como estes são importantes para a cultura social. Saciar a curiosidade em saber mais sobre os estilos que surgiram nas décadas anteriores e são ouvidos até hoje.

 

 

Desenvolvimento

Década de 20 - A era do Jazz:  Década marcada pela prosperidade e liberdade. O jazz é um estilo nascido em Nova Orleans, porém incubado em Chicago, onde ocorreram as gravações mais importantes da história do gênero, como os discos de Louis Armstrong, e lá, atuaram conjuntos de grande importância histórico-artística: Joe Oliver, June Cobb, Roy Palmer, Clarence Jones.                          No Brasil - Samba choro: O choro havia deixado de ser instrumental para também ser cantado. Influenciado pelo samba e maxixe, surge o denominado "samba-choro", cujo maior representante foi Pixinguinha. 

Década de 30 - A era do Swing: A música, na década de 30, tomou proporções continentais: programas de rádio eram ouvidos de canto a canto do país, músicas vinham melhorando sua qualidade, visto que as condições para as gravações de discos estavam sendo aperfeiçoadas. Década dominada pelo Swing, um estilo próprio para dançar, a fim de estimular a população após a crise de 29. Principais representantes: Billie Holiday, Benny Goodman, Django Reinhardt, Johnny Hodges.                                                                                         No Brasil - A era de ouro da Música popular:  Período mais rico da história da música brasileira, marcado pelas grandes orquestrações, arranjos inesquecíveis, e o carnaval toma maior impulso, principalmente pelas marchas criadas nesta época. Principais representantes: Carmen Miranda, Noel Rosa, Orlando Silva, Ismael Silva.

Década de 40 - A era do R&B:  Época da migração dos negros para as grandes cidades. Foi também no pós-guerra que o consumismo aumentou. A guitarra elétrica passa a ser mais presente no blues, principalmente o de Chicago. Rhytim and Blues possui em suas raízes, o country blues, antigas formas de música americana, e até mesmo música cubana. Principais representantes: Ray Charles, Lionel Richie, Steve Wonder, Marvin Gaye.                                                         No Brasil - A era do baião: O Baião nasceu de uma dança cantada, uma criação nordestina, resultante da fusão da dança africana com as danças dos índios e dos portugueses. O sucesso do baião nas mãos e voz de Luiz Gonzaga foi tão grande que ele desequilibrou o eixo da Música Popular Brasileira (MPB) do meio para o fim dos anos 1940 até meados dos 1950.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com